South African Airways suspende todas as operações por dificuldades financeiras

  • Lusa
  • 30 Setembro 2020

A companhia aérea estatal da África do Sul suspendeu todas as suas operações depois de ter falhado o plano de salvamento que envolvia um financiamento de cerca de 507 milhões de euros.

A companhia aérea estatal da África do Sul suspendeu todas as suas operações depois de ter falhado o plano de salvamento que envolvia um financiamento de 10 mil milhões de rands (507 milhões de euros).

A South African Airways, estatal, enfrenta alegações de corrupção e má gestão, pediu a liquidação e a proteção contra falências em dezembro do ano passado.

A equipa de resgate de empresas designada para gerir a companhia anunciou que não conseguiu reunir o dinheiro necessário para aplicar um plano de salvamento. A suspensão das operações poderá ser levantada se o Governo apoiar a empresa através de fundos que prometeu.

Todos os voos regulares de carga e repatriamento serão efetuados, mas não serão aceites novos voos durante a suspensão, referiu fonte da empresa. A medida afetará também pelo menos três das filiais da companhia aérea, incluindo a companhia aérea de baixo custo Mango.

A indústria do turismo da África do Sul tem sido muito afetada devido às restrições impostas no âmbito do combate à covid-19, mas os problemas financeiros da South African Airways já existiam muito antes da pandemia do novo coronavírus. A suspensão surge no momento em que a África do Sul vai reabrir o país aos voos internacionais, na quinta-feira.

Os sindicatos dos trabalhadores advertiram que o fracasso do resgate da companhia aérea resultará em perdas significativas de emprego numa economia que se espera que caia mais de 7,2% este ano. O desemprego subiu para 42%, de acordo com as estatísticas divulgadas esta semana.

A companhia aérea é atualmente objeto de uma investigação estatal sobre alegações de corrupção, fraude e má gestão durante o mandato do ex-Presidente Jacob Zuma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

South African Airways suspende todas as operações por dificuldades financeiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião