Governo quer aumento do salário mínimo superior a 20 euros em 2021

  • ECO e Lusa
  • 2 Outubro 2020

O Governo anunciou esta sexta-feira que quer um aumento do salário mínimo nacional em linha com os aumentos médios na última legislatura. A meta do Governo é que o salário mínimo chegue aos 750 euros.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, anunciou esta sexta-feira que o Governo quer um aumento do salário mínimo nacional em linha com os aumentos médios na última legislatura, em conferência de imprensa na Assembleia da República sobre as negociações em curso para o Orçamento do Estado. O aumento médio do salário mínimo na última legislatura foi de 23,75 euros.

“Queria referir a disponibilidade, que teria de seguir o processo normal de concertação social, para um aumento significativo do salário mínimo nacional em linha com os aumentos que tivemos em média na última legislatura”, disse o governante.

Em 2016, já com António Costa, o salário mínimo nacional aumentou 25 euros para 530 euros (+ 5%). Nos anos seguintes a tendência de subida manteve-se e o salário mínimo chegou aos 580 euros em 2018 (mais 23 euros, subiu4%) e em 2019 atingiu a marca dos 600 euros, com um acrescento de 20 euros nesse ano (+3,45%). Nesse intervalo temporal que abrangeu a primeira legislatura do Governo de Costa o salário mínimo aumentou em média 23,75 euros (4,4% por ano).

Duarte Cordeiro garantiu que o Governo mantém o objetivo de atingir o valor de 750 euros para o salário mínimo nacional no final da legislatura, em 2023.

Nas entrelinhas, ficou a possibilidade de o Governo aumentar o salário mínimo nacional para os 658,75 euros, mas esse valor, como referiu o membro executivo, terá de ser negociado em concertação social.

(Notícia atualizada às 14h57)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer aumento do salário mínimo superior a 20 euros em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião