Proposta do BE para Novo Banco “é perigosa e revela nervosismo”, diz PS
O PS aponta o dedo ao Bloco de Esquerda por "acrescentar todos os dias linhas vermelhas à questão do Novo Banco".
O PS critica a proposta avançada pelo Bloco de Esquerda que propõe que futuras injeções no Novo Banco sejam feitas diretamente pelos restantes bancos, sem passar pelo Fundo de Resolução. O vice-presidente da bancada parlamentar socialista defende que esta “é perigosa e revela nervosismo do BE em relação ao Novo Banco”, em declarações citadas pelo Jornal de Negócios (acesso livre).
Os partidos encontram-se neste momento em negociações para o Orçamento do Estado de 2021, sendo este um dos temas em foco. “O BE está a acrescentar todos os dias linhas vermelhas à questão do Novo Banco”, aponta João Paulo Correia. “O Bloco foi sempre contra que o Estado emprestasse ao Fundo de Resolução. Agora o Governo ultrapassou essa questão e o BE acrescentou outra”, reitera.
A proposta que o Governo está a preparar é que sejam os bancos a emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução, algo com que o Bloco não concorda, vindo por isso apresentar outra solução em que é a banca a capitalizar diretamente o Novo Banco. Para João Paulo Correia, “esta trajetória do BE é perigosa porque é mais uma linha vermelha para criar um impasse, afeta mais o Novo Banco e afeta o sistema financeiro”. O deputado explica que com esta solução, o banco assumia uma necessidade de novos acionistas, falhando com o plano estratégico, o que poderia levar a uma revisão dos rácios de capital pelo Mecanismo Único de Supervisão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Proposta do BE para Novo Banco “é perigosa e revela nervosismo”, diz PS
{{ noCommentsLabel }}