Reino Unido ameaça tornar-se num paraíso fiscal

O Reino Unido pode vir a tornar-se num paraíso fiscal face ao que é tributado às empresas nos países dentro da União Europeia. É esta a arma britânica nas negociações com as autoridades europeias.

O ministro da Economia britânico ameaçou a União Europeia: caso não haja acordo para ter acesso ao mercado único, o Reino Unido pode transformar o seu modelo económico num paraíso fiscal para as empresas. A ideia foi transmitida ao jornal alemão Welt am Sonntag, que o britânico The Guardian citou no domingo.

“Muitos de nós que votaram para o Reino Unido ficar [na União Europeia] gostariam que o país fique numa economia do estilo europeu com um sistema de impostos do estilo europeu, assim como os sistemas de regulação”, começou por dizer Philip Hammond. Essa é também a sua convicção pessoal: “Eu, pessoalmente, espero que nós fiquemos na economia europeia mainstream assim como no pensamento social”.

Podemos vir a ser forçados a mudar o nosso modelo económico e nos vamos ter de mudar o nosso modelo económico para reconquistar competitividade.

Philip Hammond

Ministro da Economia britânico

No entanto, o ministro da Economia de Theresa May não deixou de aproveitar o momento para sugerir uma ameaça: “Se nós formos forçados a ser algo diferente, assim vamos ter de nos tornar em algo diferente”. “Podemos vir a ser forçados a mudar o nosso modelo económico e nos vamos ter de mudar o nosso modelo económico para reconquistar competitividade. E podem ter a certeza que vamos fazer o que quer que seja necessário fazer”, garantiu o chefe da economia britânica.

“Os britânicos não vão baixar os braços e dizer ‘é pena, nós fomos afetados’. Vamos mudar o nosso modelo e vamos regressar, e vamos envolver-nos de forma competitiva“, assinalou Hammond.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido ameaça tornar-se num paraíso fiscal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião