Nas notícias lá fora: BCE, Alibaba e défice

O BCE mostra-se disponível para avançar com mais ferramentas para enfrentar a crise, numa altura em que os défices dos países da Zona Euro se agravam.

A presidente do Banco Central Europeu garante que a instituição ainda tem ferramentas para responder à crise provocada pela pandemia, caso seja necessário. Isto numa altura em que as medidas de resposta à pandemia pesam nos orçamentos dos países da Zona Euro, cujo défice agregado vai atingir um nível cerca de dez vezes superior ao ano passado. Na China, Jack Ma recebeu aprovação para avançar para o maior IPO de sempre. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Bloomberg

BCE ainda tem opções se crise pandémica se agravar, diz Lagarde

Perante a possibilidade de a crise piorar, com a pandemia a arrastar-se, a presidente do Banco Central Europeu garante que “as opções na caixa de ferramentas não se esgotaram”. “Se for necessário fazer mais, nós faremos mais”, assegurou. Christine Lagarde defendeu também que os líderes da União Europeia devem considerar se o Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros da região se poderia tornar numa ferramenta permanente, mantendo-se na “caixa de ferramentas” do bloco para o caso de ser necessário novamente.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Reuters

Jack Ma tem luz verde para o maior IPO de sempre

A Ant Group, o braço financeiro da Alibaba, obteve “luz verde” das autoridades chinesas para avançar com a entrada em bolsa. A China Securities Regulatory Commission (CSRC) validou o pedido de dual listing da empresa de Jack Ma, permitindo o acesso às bolsas de Hong Kong e Xangai, abrindo caminho àquele que será o maior IPO de sempre, superando o da Saudi Aramco.

Leia a notícia completa na Reuters (conteúdo em inglês, acesso livre)

Financial Times

Défices da Zona Euro aumentam quase dez vezes para conter a pandemia

Os governos da Zona Euro planeiam ir mais abaixo da linha de água do que nunca neste ano, acumulando défices de cerca de um bilião, à medida que investem em medidas de emergência para conter a crise do coronavírus. Os rascunhos dos planos publicados pelos Estados membros no site da Comissão Europeia indicam que o bloco terá um défice agregado de 976 mil milhões, igual a 8,9% do produto interno bruto este ano, o que é cerca de dez vezes superior aos níveis do ano passado, bem como às previsões de Bruxelas para este ano.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Le Fígaro

Auchan sai da China. Vende negócio à Alibaba

A Auchan vai abandonar o mercado chinês. A retalhista francesa, com presença em Portugal, anunciou que vai vender a sua filial chinesa, a SunArt, ao gigante do comércio online, a Alibaba, um negócio avaliado em três mil milhões de euros. Em causa estão 484 hipermercados que empregam um total de 150 mil funcionários.

Leia a notícia completa no Le Fígaro (conteúdo em francês, acesso livre)

Wall Street Journal

Com corrida às compras de Natal, há mais encomendas do que meios para as entregar

As dificuldades com as entregas dos presentes e compras festivas começou cedo este ano, com as distribuidoras a dar conta de dificuldades nos meios para entregar as encomendas, numa altura em que a pandemia impulsiona as compras online. Tanto a FedEx como a United Parcel Service disseram a algumas das empresas com maior volume de entregas que a maior parte da capacidade já está comprometida e que qualquer pedido extra com encomendas dos Natal terá que esperar para ser despachado.

Leia a notícia completa no Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: BCE, Alibaba e défice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião