Portugueses dizem que serviços de saúde pioraram na pandemia

  • ECO
  • 20 Outubro 2020

Cerca de 66,5% dos inquiridos na sondagem da Intercampus acham que o plano outono/inverno do Serviço Nacional de Saúde para a pandemia é insuficiente.

A maioria dos portugueses considera que os serviços de saúde estão a funcionar pior do que antes da pandemia nas áreas de tratamento não Covid, avança o Correio da Manhã (acesso pago). Mais de 60% dos entrevistados na sondagem da Intercampus acham que os cuidados de saúde pioraram nos últimos meses, enquanto 22,5% considera que estão iguais.

Por outro lado, 66,5% dos inquiridos nesta sondagem dizem que o plano outono/inverno do Serviço Nacional de Saúde para a pandemia é insuficiente e apenas 15,1% dizem que vai funcionar. O plano de saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS) tenciona manter a linha SNS24 como porta de entrada aos cuidados de saúde para quem tenha sintomas sugestivos de Covid-19, mas também formalizar uma task-force de resposta “não-Covid”, para garantir que todos os doentes têm os cuidados de que necessitam.

Para além disso, o documento prevê o incentivo de “cirurgia eletiva e de ambulatório com avaliação pré-operatória em modelo drive-thru fora dos hospitais, mas existem outras medidas, como a definição de unidades hospitalares “Covid-19 free“. O plano antecipou ainda “para o final de setembro” o início da época vacinal, desde já contra o vírus da gripe.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses dizem que serviços de saúde pioraram na pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião