Há 1.975 milhões para carregadores, ciclovias e transportes públicos “limpos”

Descarbonização e reforço da oferta de transportes será acompanhado de investimentos no domínio da mobilidade privada, incluindo no transporte partilhado, carros elétricos ou ciclovias.

Mais postos de carregamento de carros elétricos, ciclovias e transportes públicos mais verdes. A mobilidade sustentável vai receber um investimento de 1.975 milhões de euros nos próximos dez anos. No Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, o Governo prevê um investimento público de 969 milhões, a que acrescem 1.006 milhões de euros de dinheiro privado.

“As áreas ferroviária e da mobilidade sustentável contêm os programas e projetos de investimento público de maior valor na construção de novas infraestruturas ferroviárias e de transporte urbano”, refere o documento apresentado esta quinta-feira pelo Executivo.

Como explicou o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, os transportes públicos são o foco deste domínio da mobilidade sustentável. Será feito um investimento de 590 milhões na descarbonização, incluindo-se a aquisição de dois mil novos autocarros “limpos”, ou seja a eletricidade ou hidrogénio. A este valor acresce uma aposta em autocarros mais pequenos para permitir maior flexibilidade nos transportes. A descarbonização da logística urbana receberá mais 450 milhões de euros.

A nível privado, a promoção da mobilidade flexível, partilhada e conectada a nível nacional vai receber um investimento de 75 milhões de euros, enquanto a promoção da Mobilidade Elétrica prevê mais 360 milhões de euros e as soluções inovadoras e inteligentes de modalidade urbana outros 200 milhões.

O Executivo reconhece que a mobilidade elétrica tem-se desenvolvido de forma rápida, mas a oferta de postos de carregamento ainda é reduzida. Aos atuais 564 postos de carregamento existentes em 73 municípios, está previsto o aumento de 300 postos de carregamento ligados a MOBI.e.

Em simultâneo, haverá ainda o reforço das ciclovias com mais mil quilómetros de vias cicláveis previstas para a próxima década. A promoção da rede nacional de interconexão ciclável vai receber 300 milhões de euros.

Além dos investimentos públicos e privados incluídos no domínio da mobilidade sustentável, o programa de investimentos até 2030 inclui muitas outras medidas. No total, Portugal vai investir 42,9 mil milhões de euros em infraestruturas nas áreas dos transportes e mobilidade, ambiente, energia e regadio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 1.975 milhões para carregadores, ciclovias e transportes públicos “limpos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião