Hoje nas notícias: EuroBic, TAP e Marcelo

  • ECO
  • 23 Outubro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Vão a votos várias mudanças nos estatutos da TAP, sendo que o Estado vai ficar com toda a responsabilidade das dívidas da companhia à banca em caso de falhas. Quanto ao negócio para a posição de Isabel dos Santos no EuroBic, Roger Tamraz pode desistir se não conseguir a maioria do capital. Foram conhecidas esta sexta-feira novas sondagens para a presidência, que mostram que as intenções de voto em Marcelo estão a cair, mas este continua a ganhar na primeira volta. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca em caso de falhas

Com a alteração dos estatutos da TAP, que vai ser votada em assembleia geral, todo o valor das prestações acessórias ligadas às dívidas da TAP perante os bancos passa a ser responsabilidade da Parpública. O montante envolvido é no valor de 156 milhões. Entre as propostas que vão a votos no dia 10 de novembro encontra-se também o fim das diferentes tipologias de ações, bem como a passagem dos mandatos de três para quatro anos. Para além disso, há decisões que poderão deixar de precisar de uma maioria qualificada.

Leia a notícia completa no Público (link indisponível)

Marcelo em queda nas intenções de voto mas reeleito à 1ª volta

O atual Presidente da República tem vindo a cair nas intenções de voto dos portugueses, atingindo a percentagem mais baixa de sempre no barómetro de outubro da Intercampus, de 56,2%. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda não anunciou oficialmente a sua candidatura, venceria a reeleição na primeira volta. Por outro lado, Ana Gomes sobe nas intenções de voto, contando com 17,2%. Já André Ventura cai, para os 8,2%.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Roger Tamraz desiste do EuroBic sem maioria do capital

O investidor Roger Tamraz, que já chegou a um acordo com Isabel dos Santos para ficar com a posição de 42,5% da empresária angolana no EuroBic, pode deixar cair o negócio se não conseguir ficar com a maioria do capital do banco. Esta situação encontra-se prevista no contrato-promessa assinado entre Isabel dos Santos e o investidor. Ao contrário do que sucedeu com o Abanca, desta vez os interesses dos outros acionistas não estão alinhados com os da empresária angolana, tornando-se o desfecho deste processo mais incerto.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível)

SNS manteve recurso ao privado durante pandemia

O SNS contratou aos prestadores privados 871,1 milhões de euros entre janeiro e agosto deste ano, mantendo-se praticamente inalterado o recurso ao setor privado. Este montante ficou ligeiramente abaixo dos valores contratados no ano passado: o SNS regista transferências médias mensais para os privados de 108,9 milhões de euros até agosto de 2020, correspondendo a uma queda de 2,8% face à média mensal do conjunto de 2019.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível)

Cemitérios impõem limites de distância e de tempo de visita no Dia dos Finados

As câmaras ou juntas de freguesia estão a tomar decisões relativamente aos cemitérios durante o Dia de Todos os Santos, altura em que muitas pessoas, nomeadamente idosos, se costuma juntar nestes locais. Já vários sítios decidiram que não vão abrir os cemitérios neste dia, como é o caso de Póvoa de Varzim e Guimarães. Já outros optam por impor regras, como o distanciamento físico, e medidas de restrição, definindo, por exemplo, tempos de permanência que vão desde uma hora a 15 minutos.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: EuroBic, TAP e Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião