Alemã Talanx compra Amissima Assicurazioni a fundos da Apollo Management

  • ECO Seguros
  • 27 Outubro 2020

A aquisição permite que a subsidiária local do grupo alemão acrescente 300 milhões de euros ao volume de negócio consolidado no mercado italiano.

A HDI Assicurazioni, subsidiária italiana da holding HDI International AG, divisão internacional de retalho do grupo alemão TALANX, adquiriu a totalidade do capital social da Amissima Assicurazioni, filial não Vida da AMISSIMA Holdings SpA, detida indiretamente por fundos geridos pela sociedade norte-americana Apollo Global Management, gestora de private equity (fundos de capital privado).

A aquisição, cujo valor não foi divulgado, enquadra-se no objetivo estratégico do grupo alemão expandir e diversificar o negócio não Vida no mercado italiano, aumentando o volume de prémios em cerca de 300 milhões, para um total próximo dos 2 mil milhões de euros.

Com a aquisição da Amissima, operação pendente da aprovação das autoridades e prevista para estar concluída no primeiro trimestre de 2021, a HDI Assicurazioni espera subir do atual 17º lugar, até à 11ª posição entre as maiores (por quota de mercado) no ranking dos seguros não Vida em Itália.

A Amissima Holdings, é um grupo de seguros com origem centenária e, desde 2015, quando foi adquirido pelos fundos Apollo VIII (Apollo Management), passou a designar-se Gruppo Assicurativo Amissima. A subsidiária não Vida consolida anualmente um volume de prémios superior a 290 milhões de euros, posiciona-se entre os 20 maiores seguradores do ramo em Itália e emprega cerca de 300 pessoas.

Por seu lado, a HDI Assicurazioni conta cerca de 400 funcionários e realiza 1,7 mil milhões de euros em prémios de seguro, dos quais 1,3 mil milhões são gerados no negócio Vida e os restantes 400 milhões pelas operações não Vida. Cerca de 30% dos 2000 milhões que a companhia prevê gerar localmente correspondem à operação agora adquirida.

O grupo italiano conserva a sua filial Amissima Vita, assinala em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemã Talanx compra Amissima Assicurazioni a fundos da Apollo Management

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião