Macif e Generali entram na corrida pelos ativos da Aviva France, diz imprensa
O grupo britânico manifestou, em setembro, a intenção concreta de vender o negócio que tem em França, uma operação que representou 15% da receita total consolidada pela Aviva Plc em 2019.
A Aviva Plc tomou opção estratégica de se concentrar nas operações no Reino Unido, Irlanda e Canadá, tendo encetado um processo de desinvestimento em certos mercados geográficos. Depois de, em setembro, ter assumido a intenção de deixar o mercado francês, os meios especializados adiantaram que a companhia está em conversações com a Allianz e a Athora, potenciais interessadas no negócio.
Acresce que, segundo a edição eletrónica do jornal Les Echos, a francesa Macif, por um lado, e a Generali (em conjunto com a CVC Capital Partners), por outro, também se perfilam como alternativas para a transação.
De acordo com a publicação, o facto de a Athora (subsidiária da gestora de fundos Apollo) ter sede na hub segurador da Bermuda motivou preocupação e contestação nos meios políticos e do sindicalismo em França, fatores que poderão constituir barreira à concretização de um negócio. Assim, enquanto se espera pelo termo das conversas que decorrem entre Aviva e Allianz, a mutualista Macif emerge como alternativa, apoiando-se no grupo Credit Suisse de modo a ganhar fôlego financeiro para uma transação que é estimada para um intervalo entre três mil milhões e 4000 milhões de euros.
Ainda, de acordo com a mesma fonte, outro eventual candidato à aquisição da Aviva France é o grupo Generali, em consórcio com os fundos da CVC Capital Partners, para a apresentação de proposta pelos mesmos ativos. O Les Echos adianta que, com base nesse possível entendimento, o grupo italiano ficaria com 30% de nova holding criada para absorver os ativos da Aviva France. Na parte que caberia à Generali estariam incluídos os ativos não Vida, sobretudo ramo acidentes.
A Aviva France emprega cerca de 4300 pessoas em França e representa 15% do volume de negócios total do grupo segurador britânico, segundo informação e números publicados em setembro por ECO Seguros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Macif e Generali entram na corrida pelos ativos da Aviva France, diz imprensa
{{ noCommentsLabel }}