Direto Mário Centeno: “Administração da CGD toma posse nos próximos dias”
Mário Centeno está de regresso ao Parlamento para falar sobre a CGD. Mas desta vez na comissão de Orçamento e Finanças, onde não terá de responder obrigatoriamente às questões dos deputados.
Depois de António Domingues, é agora a vez de Mário Centeno prestar esclarecimentos aos deputados sobre a polémica em torno da saída da administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Assim como o presidente demissionário, o ministro das Finanças não será ouvido na comissão de inquérito à gestão da Caixa. Mas vai hoje ao à comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) explicar-se, sem estar sujeito às regras de um inquérito parlamentar.
O ministro das Finanças deverá explicar aos deputados se firmou, ou não, algum compromisso escrito com a gestão da CGD para isentá-la da necessidade de apresentar a declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional. Na sua ida à COFMA, António Domingues respondeu a esta polémica. O presidente demissionário da Caixa disse que o que “faço com os meus rendimentos e património já é da minha esfera pessoal” e que considerava que “não se devia aplicar à Caixa o estatuto de gestor público”.
Mas há a possibilidade de os deputados não conseguirem esclarecer as suas dúvidas, uma vez que Centeno poderá optar por não responder, ao contrário do que acontece numa comissão parlamentar de inquérito.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mário Centeno: “Administração da CGD toma posse nos próximos dias”
{{ noCommentsLabel }}