Mercado das vacinas contra a Covid-19 poderá valer mais de 10 mil milhões de dólares

Mercado das vacinas contra a Covid-19 poderá vir a valer mais de 10 mil milhões de dólares por ano, estimam os analistas do setor farmacêutico.

Os analistas do setor farmacêutico estimam que o mercado das vacinas contra a Covid-19 possa vir a valer mais de 10 mil milhões de dólares por ano, gerando receitas para as farmacêuticas cuja investigação tem sido, em parte, financiada com dinheiro público, revela o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Os cálculos foram feitos pelos analistas do Morgan Stanley e do Credit Suisse e assumem que as pessoas precisarão de tomar a vacina contra a Covid-19 todos os anos, tal como acontece atualmente com a vacina da gripe. O custo estimado por dose é de 20 dólares, de acordo com o Financial Times. Mesmo numa estimativa conservadora, em que apenas as pessoas que tomam a vacina da gripe é que vão tomar a vacina contra a Covid-19, o mercado seria de pelo menos 10 mil milhões de dólares, apenas contando com os países desenvolvidos.

Ainda assim, nem todos os especialistas partilham desta opinião. Apesar de admitir que as pessoas mais vulneráveis ​​vão querer continuar a tomar vacinas de reforço por algum tempo, Stephen Hoge, presidente da Moderna, diz que “é uma oportunidade menor” do que a gripe, acrescentando que os custos médicos para tratar a doença chegam a “mil milhões de dólares ”.

Esta realidade espelha bem o potencial deste mercado, que, de acordo com o jornal britânico, equivale à receita anual de dez medicamente considerados de “sucesso”. É, portanto uma oportunidade para uma indústria que recebeu milhões de dólares em investimentos públicos dos governos. Neste contexto, mesmo farmacêuticas como a AstraZeneca e a Johnson & Johnson que se comprometeram a disponibilizar uma vacina eficaz sem fins lucrativos durante o período da pandemia, poderão vir a lucrar quando a pandemia do novo coronavírus terminar.

Milhares de cientistas por todo o mundo procuram uma solução para a pandemia, sendo que esta “corrida” em contrarrelógio conta já com mais de 200 potenciais vacinas em desenvolvimento. Destas, 155 estão em avaliação pré-clínica (sem testes em humanos) e 47 em avaliação clínica (com testes em humanos, em diferentes etapas – fases 1, 2 e/ou 3), últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados a 3 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado das vacinas contra a Covid-19 poderá valer mais de 10 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião