Já foram passadas 100 mil declarações de isolamento profilático provisórias através do SNS24

A linha SNS 24 começou a passar declarações de isolamento para pessoas que tiveram contactos de risco a 4 de novembro.

Já foram passadas 100 mil declarações de isolamento profilático provisórias através da linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde, SNS24, adiantou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. O objetivo destas declarações provisórias é afastar as pessoas do contacto comunitário e “isolá-las rapidamente”, explicou.

As declarações são destinadas às pessoas que contactaram com indivíduos infetados pelo novo coronavírus, permitindo justificar faltas ao trabalho. Este método “dá tranquilidade às pessoas e permite que não fiquem na comunidade”, aponta Graça Freitas, na conferência de imprensa habitual de ponto de situação.

A diretora-geral de Saúde sublinha que “tem sido feito um esforço muito grande para melhorar a capacidade de rastrear e isolar contactos”. A medida que permite que sejam emitidas declarações de isolamento através da Linha SNS 24 para pessoas que tiveram contactos de risco arrancou a 4 de novembro.

Em função do contacto para a linha e da avaliação clínica do risco feita pelos profissionais de saúde é enviado um código ao utente por SMS ou e-mail que permite aceder a uma declaração provisória de isolamento profilático. De salientar que para efeitos de baixa médica é preciso o doente provar que não pode estar em casa em regime de teletrabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram passadas 100 mil declarações de isolamento profilático provisórias através do SNS24

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião