Setor do turismo pode perder 60 mil empregos este ano

  • ECO
  • 23 Novembro 2020

A secretária de Estado do Turismo calcula que o setor pode perder 60 mil empregos este ano, por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus.

Portugal pode perder 60 mil empregos no setor do turismo este ano, avisa a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Numa entrevista à Reuters, a governante sinaliza ainda que algumas regiões mais dependentes do turismo, como o Algarve, terão de diversificar as suas economias locais para se manterem competitivas no plano internacional.

“Sabemos que será difícil e que vai levar algum tempo”, disse Rita Marques, que estimou que uma recuperação nas visitas internacionais a Portugal deverá acontecer no terceiro trimestre de 2021, mas está dependente do sucesso de uma vacina.

Os níveis pré-pandemia só deverão ser atingidos apenas em 2023, sendo que o país registou mais de 16,4 milhões de visitas em 2019, nota a agência noticiosa.

Além da diversidade económica, a secretária de Estado aponta também para a diversidade turística em alguns destinos. Por exemplo, no caso do Algarve, é necessário atrair turistas oriundos de outros mercados para além do Reino Unido.

Por fim, Rita Marques enalteceu o papel do turismo doméstico, que amparou a queda de quase 65% nas receitas entre janeiro e setembro. À Reuters, Rita Marques afirmou acreditar que o turismo doméstico “veio para ficar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor do turismo pode perder 60 mil empregos este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião