Vacina puxa pelo petróleo. Galp sobe quase 4% e ajuda Lisboa

A maioria das bolsas europeias fechou com ganhos, com uma nova vacina a puxar pelos preços do petróleo nos mercados internacionais. A Galp subiu quase 4%, puxando pela praça portuguesa.

A maioria das bolsas europeias registaram ganhos ligeiros, numa semana que começa com mais uma vacina contra a Covid-19 a revelar-se geralmente eficaz. Desta vez foi a da Universidade de Oxford e da Astra Zeneca, ainda que os investidores tenham percecionado os resultados como sendo menos positivos do que os das alternativas da Pfizer/BioNTech e da Moderna. Lisboa também avançou, beneficiando da valorização das ações da Galp Energia.

Enquanto o Stoxx 600 fechou praticamente inalterado face à cotação da sessão anterior, o alemão DAX subiu 0,3%, o CAC-40 somou 0,2%, o espanhol IBEX-35 avançou 0,3% e o britânico FTSE recuou 0,1%. Em contrapartida, os ganhos em Lisboa foram sólidos: o português PSI-20 somou 0,57%, com a Galp Energia à cabeça e a banca a ajudar.

Os títulos da petrolífera nacional subiram 3,89%, para 9,196 euros, num dia bastante positivo para os preços do petróleo nos mercados internacionais. Com os investidores a apostarem no princípio do fim da pandemia, as perspetivas de maior procura por petróleo e derivados atiraram os preços do crude para uma subida de 1,78% em Londres, para 45,87 dólares por barril.

Evolução das ações da Galp Energia em Lisboa:

Já o BCP viu os títulos ganharem 1,71%, para 11,27 cêntimos por ação, enquanto as ações da Mota-Engil destacaram-se com o segundo melhor desempenho do principal índice nacional: ganharam 3,24% e estão a valer 1,404 euros.

A penalizar o desempenho da bolsa de Lisboa estiveram os CTT, que recuaram 1,64%, para 2,395 euros, mas também a família EDP. A elétrica nacional perdeu 0,82% e a EDP Renováveis desvalorizou 0,11%.

A Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca revelaram esta segunda-feira que a sua vacina experimental contra a Covid-19 terá uma eficácia de 70%, mas que pode ir até aos 90% consoante a forma como for feita a toma. Esta vacina é mais acessível do que as da Pfizer e Moderna e poderão ser mais facilmente distribuídas.

No entanto, os investidores colocaram um travão no entusiasmo. Em Londres, as ações da AstraZeneca caíram 3,81%, para oito libras, cada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina puxa pelo petróleo. Galp sobe quase 4% e ajuda Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião