Hammond: City é prioridade quando Brexit avançar

  • Ana Luísa Alves
  • 19 Janeiro 2017

Philip Hammond diz que uma das prioridades das negociações do Brexit é a indústria financeira. A City é importante para os bancos, mas também para a economia britânica.

O Reino Unido vai sair da União Europeia. Escolheu um hard Brexit que põe em risco a permanência de muitas instituições financeiras no país. Philip Hammond, o ministro da Economia britânico, sabe disso. E é por isso que, em Davos, veio salientar que a prioridade do governo nas negociações que arrancam em março são os serviços financeiros. Ou seja, a City, em Londres.

O Reino Unido tem de chegar a um acordo com a União Europeia para o divórcio que ficou decidido no referendo feito a 23 de junho. Neste acordo, há um ponto sensível: a indústria financeira. A importância dos centro financeiro londrino a City, vai ser um assunto chave nas negociações que começam em março, segundo disse Philip Hammond, em entrevista à jornalista Francine Lacqua, da Bloomberg, durante o fórum económico em Davos.

“Tentar um bom acordo de transações comerciais para o Reino Unido [que vai sair do mercado único] tem de incluir a transação de bens e serviços”, notando que Londres é, acima de tudo, um centro financeiro com bancos de todo o mundo. “Temos de assegurar que isso fica protegido no acordo que vamos estabelecer”, acrescentou Hammond.

“Daqui a seis meses teremos uma ideia muito mais clara de até onde poderemos ir”, sublinhou Hammond. O ministro da Economia britânico falou ainda da necessidade de o Reino Unido se assumir como “pragmático” nesta saída e em relação aos desafios que se avizinham, sobretudo para a indústria financeira.

Esta terça-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, falou em Londres sobre os principais objetivos para o Reino Unido no momento da saída da União Europeia, mas deixou claro que a decisão final quanto ao “acordo comercial” a assinar com o Velho Continente ficava nas mãos do governo inglês. Quer um bom acordo.

Theresa May vai falar no fórum económico em Davos esta quinta-feira, e vai reunir-se com os executivos de Wall Street. A preocupação da primeira-ministra é que o Brexit vai significar a necessidade de um passaporte para as operações financeiras dos bancos da City com o resto da Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hammond: City é prioridade quando Brexit avançar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião