MetLife, pioneira no marketing direto de seguros, completa 35 anos em Portugal

  • ECO Seguros
  • 24 Novembro 2020

A companhia norte-americana foi a primeira seguradora estrangeira a estabelecer-se no mercado nacional após a adesão de Portugal à CEE, com a designação ALICO. Foi pioneira do marketing direto.

A MetLife, companhia de seguros de vida e de acidentes, está a celebrar 35 anos de história em Portugal, “durante os quais se destacou como parceiro de confiança de mais de meio milhão de clientes, oferecendo-lhes as melhores soluções para as suas necessidades”, anunciou a seguradora em comunicado.

Recordando que foi pioneira na introdução do marketing direto como canal de distribuição de seguros em Portugal, a MetLife salienta que a rede de agentes portugueses é case study internacional, sendo apontada como exemplo de boas práticas comerciais, replicadas noutros mercados da Europa.

Em 1985, a multinacional norte-americana foi a primeira seguradora estrangeira a entrar em Portugal, ainda sob a marca Alico, logo após o acordo de adesão de Portugal à CEE (Comunidade Económica Europeia), organização que mais tarde evoluiu para o atual processo de construção da União Económica e Monetária. A partir daí diversificou o seu negócio, não só do ponto de vista dos produtos, mas também dos canais de distribuição.

Em novembro de 2012, a operação portuguesa e espanhola foram integradas para criar a MetLife na Ibéria. Liderada por um único Comité de Direção, que integra responsáveis de ambos os países, a companhia tem dois escritórios principais, em Lisboa e Madrid.

Oscar Herencia, vice-presidente do Sul da Europa & General Manager da MetLife na Ibéria fez questão de sublinhar “o entusiasmo por celebrar os 35 anos em Portugal. O nosso sucesso resulta da integração de atributos de identidade que constituem a estratégia da empresa e a qualidade dos nossos profissionais. A aposta permanente na melhoria da experiência do cliente, a inovação, a atenção à diversidade e Inclusão, à gestão do talento, e o compromisso com a Responsabilidade Social, são fatores que nos distinguem e posicionam no mercado”.

A companhia realça que 68% da equipa da MetLife na Ibéria é composta por mulheres que já representam quase 50% do Comité de Direção, dados “bem acima da média das empresas portuguesas do setor de seguros”.

De acordo com a multinacional, o compromisso com Portugal também se reflete num conjunto iniciativas locais que a MetLife resume em quatro pontos:

Responsabilidade Social – Uma das iniciativas mais importantes no âmbito da política de responsabilidade corporativa da MetLife é o “LifeChanger”, um programa que pretende promover a educação financeira e o gosto pelo empreendedorismo junto de jovens. Desenvolvido em parceria com a Junior Achievement Portugal, o programa envolve a participação de dezenas de voluntários da MetLife e já beneficiou centenas de estudantes portugueses.

Aceleração Digital – A GoParity, startup portuguesa dedicada ao crowdfunding, foi contemplada, em 2018, com uma bolsa de 25 mil euros da MetLife Foundation pelo seu trabalho na promoção do investimento sustentável, poupança e educação financeira.

Suporte aos Agentes – Portugal foi o primeiro mercado a testar uma nova plataforma digital para acelerar o negócio da rede de agentes de seguros que colaboram com a MetLife. A plataforma digital recorre a tecnologias de Inteligência Artificial para potenciar o marketing digital, acelerar o negócio e aumentar a geração de receitas da rede de agentes de seguros da MetLife.

Proximidade com os clientes – Em 2019, a companhia lançou um produto desenhado especificamente para Portugal, denominado ‘Seguro de Vida Completa’, que protege ao cliente e à família em caso de morte ou invalidez absoluta. Também no ano passado, a MetLife lançou a música “Contigo estará a minha voz”, uma homenagem à vida, que a MetLife criou exclusivamente para o mercado português. Criada de forma a ser percebida de forma personalizada por todos os portugueses que a escutam, trata-se de um verdadeiro hino que reflete os vários momentos da vida de cada um de nós.”

“Nestes 35 anos, os nossos produtos ajudaram a manter rendimentos, a pagar hipotecas, a pagar a educação de crianças e jovens, e asseguraram rendimentos adicionais durante a reforma de várias gerações de portugueses. Desejo que nos próximos 35 anos continuemos a explorar a vida juntos, como líderes na digitalização e personalização dos seguros, e sempre próximos dos portugueses”, complementa Herencia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MetLife, pioneira no marketing direto de seguros, completa 35 anos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião