Galp Energia pesa na bolsa de Lisboa. Mota cai quase 10%

Lisboa arranca a semana com o "pé esquerdo". Segue as quedas das restantes praças europeia, penalizada pela Galp Energia num dia de correção para os títulos da Mota-Engil.

Lisboa está em queda. Nesta que é a primeira sessão da semana, mas também a última do mês, a praça portuguesa segue a tendência negativa das restantes bolsas europeias, sendo penalizada pela queda dos títulos da Galp Energia. Em destaque, pela negativa, está também a Mota-Engil que regista uma desvalorização de quase 10%.

O PSI-20 segue a perder 0,8% para os 4,613,78 pontos, com 11 dos 17 títulos em queda. Lá fora, a tendência é a mesma, com o Stoxx 600 a ceder 0,24%, sendo que o mesmo acontece com alguns dos principais índices da região.

É a Galp Energia que coloca maior pressão no índice nacional. A petrolífera está ceder 3,58%, para 9,212 euros, sendo determinante para o rumo da praça portuguesa nesta sessão, num dia negativo para as empresas do setor. A EDP e a EDP Renováveis, por seu lado, estão em alta, ainda que com ganhos ligeiros.

Nota negativa também para o BCP, que apresenta uma descida de mais de 1%, bem como para os títulos das empresas do setor das pasta e papel, com Altri, Navigator e Semapa a registarem quedas em torno de 1%.

A maior descida da sessão é, no entanto, da Mota-Engil. A construtora disparou 15% no final da semana passada depois de fechada a entrada da CCCC no capital, mas está agora a corrigir do forte ganho. As ações da construtora seguem a cair 8,97% para 1,58 euros, tendo chegado a perder quase 10%.

(Notícia atualizada às 8h18 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia pesa na bolsa de Lisboa. Mota cai quase 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião