VIG compra operações da Aegon em 4 países do centro e leste europeu

  • ECO Seguros
  • 2 Dezembro 2020

A seguradora austríaca afirma que a transação reforça e diversifica a sua atividade na região, permitindo passar do sexto para o primeiro lugar no mercado húngaro.

O Vienna Insurance Group (VIG) vai pagar 830 milhões de euros pelas operações da holandesa Aegon em quatro países do centro e leste europeu (CEE na sigla internacional). A transação engloba os negócios de seguros, pensões, gestão de ativos e prestação de serviços na Turquia, Polónia, Hungria e Roménia, revelam comunicados separados fechando o calendário de novembro.

O acordo permite à Wiener Versicherung Gruppe (designação original da VIG) consolidar liderança regional, enquanto a Aegon assegura encaixe financeiro para compensar o impacto da pandemia (covid-19) nas suas contas. Em comunicado, a companhia austríaca destaca que, na Hungria, ascende do sexto lugar, para nº1 do ranking local.

“A aquisição do negócio da Aegon na região Centro e Este da Europa é um passo importante para reforçarmos de forma sustentável a nossa posição de liderança na CEE e tirar partido de novas oportunidades”, disse Elisabeth Stadler, CEO da VIG, explicando que os negócios adquiridos complementam as operações que o grupo já detém, ao mesmo tempo que asseguram diversificação de atividade naqueles mercados.

A transação, que ainda depende das autorizações das autoridades reguladoras, deverá estar concluída no segundo semestre de 2021, engloba uma carteira de 4,5 milhões de clientes, perto de 5 000 milhões de euros de recursos geridos em fundos de pensões e um volume de prémios de seguro estimado em 600 milhões de euros, detalha o comunicado da VIG.

Os ativos de que a Aegon se desfaz geraram um resultado corrente de cerca de 54 milhões de euros em 2019 e envolvem 1.650 empregos. Por seu lado, Lard Friese, presidente executivo da Aegon, afirmou: “Esta transação vai simplificar a operação da Aegon e reforçar o nosso balanço”, melhorando também a flexibilidade da entidade holandesa para executar as prioridades estratégicas de foco em mercados e linhas de negócio que proporcionem mais valor, explica o comunicado da Aegon.

Poucos dias antes de anunciar aquisição das operações da Aegon na região CEE, o Wiener Versicherung Gruppe (VIG) divulgou os resultados dos primeiros nove meses de 2020, indicando 7986 milhões de euros de prémios (+1,7% face a igual período de 2019), com o resultado antes de impostos a cair 29%, para 266 milhões de euros, sob impacto da pandemia e sob peso de imparidades de goodwill (Geórgia, Bulgária e Croácia).

O resultado líquido dos primeiros nove meses do exercício caiu 38%, para 183,3 milhões de euros. No entanto, o rácio combinado – indicador de eficiência na gestão do negócio segurador – melhorou 0,3 p.p., para se situar em 96,1% no final de setembro de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

VIG compra operações da Aegon em 4 países do centro e leste europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião