“Precisamos de plano de recuperação. Qualquer plano B significaria atrasos substanciais”, diz Dombrovskis

O vice-presidente da Comissão Europeia alerta que é preciso encontrar uma solução para o veto da Hungria e Polónia, mas adianta que estão a ser feitas as preparações necessárias.

Perante o veto da Hungria e da Polónia aos orçamentos europeus, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia reitera que é necessário alcançar uma solução para avançar com o plano de recuperação. “Qualquer plano B significaria atrasos substanciais”, alertou Valdis Dombrovskis, numa conferência de imprensa na Web Summit.

A Comissão está a “trabalhar para encontrar soluções”, tendo esperança de que seja encontrada uma resposta até à próxima cimeira, adiantou Dombrovksis. Ainda assim, estão a ser feitas as “preparações necessárias” para o caso de não se conseguir chegar a acordo para o orçamento europeu, garantiu.

O Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que equivale a cerca de 90% do Fundo de Recuperação para a crise da Covid-19, tem a aprovação bloqueada, juntamente com o orçamento comunitário para 2021-2027, devido ao veto da Hungria e da Polónia por se oporem a condicionar o acesso a verbas comunitárias ao respeito pelo Estado de Direito.

Entre as possibilidades que estão a ser estudadas encontra-se trabalhar no Next Generation EU apenas com 25 Estados-membros. No entanto, com as alternativas, “enfrentaríamos diminuição de pagamentos, iria afetar negativamente economias, a recuperação e também os países da coesão“, apontou Dombrovskis.

Para além disso, se fosse necessário começar novas discussões para apenas 25 países da União Europeia existiriam atrasos, sublinha. Desta forma, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia reforça que “as alternativas não são atrativas, por isso precisamos de chegar a acordo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Precisamos de plano de recuperação. Qualquer plano B significaria atrasos substanciais”, diz Dombrovskis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião