Portugal ultrapassou as 5 mil mortes por Covid-19. E no resto da Europa?

Já se registaram mais de cinco mil mortes por Covid-19 em Portugal. Na Europa, o total de vítimas mortais do vírus ronda as 444 mil.

Cerca de nove meses depois de terem sido identificados os primeiros casos de Covid-19 em Portugal, o país ultrapassou a fasquia das cinco mil mortes devido ao vírus. Isto numa altura em que o número diário de vítimas mortais tem rondado os 70, de acordo com os balanços dos últimos dias. Como está a situação na Europa?

O número de óbitos por Covid-19 subiu para 5.041, após terem sido registadas mais 78 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com o balanço desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de mortes tem rondado as 70 nos últimos dias, sendo que o número de doentes internados também tem sido elevado.

Na Europa, já se registaram cerca de 444.780 mortes desde o início da pandemia, de acordo com os dados do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês). Os países onde se contabilizaram mais óbitos foram o Reino Unido (61.245), Itália (60.078), França (55.155) e Espanha (46.252 mortes).

Quanto aos números diários, nos últimos dias o Reino Unido e Itália têm contabilizado à volta de 500 mortes por Covid-19 em 24 horas, enquanto em França tem rondado os 200 óbitos.

Já olhando para países com a mesma população que Portugal, os números encontram-se relativamente alinhados. Na Suécia, que tem aproximadamente o mesmo número de habitantes que Portugal, contam-se 7.067 mortes desde o início da pandemia, na República Checa foram 8.902 óbitos e na Grécia já contaram 3.003 vítimas mortais do vírus.

Os últimos dados diários disponíveis para estes países apontam para 20 mortes em 24 horas na Suécia, 40 na República Checa e 89 óbitos na Grécia. A Bélgica desvia-se do padrão, contando 17.320 mortes devido ao vírus desde o início da pandemia, com o último balanço a identificar 112 mortes por dia.

Já olhando para outros exemplos, na Holanda, onde os habitantes são cerca de 17 milhões, registaram-se, no total, 9.704 óbitos por Covid-19 e na Alemanha, que tem uma população de aproximadamente 83 milhões, contabilizaram-se 19.205 mortes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal ultrapassou as 5 mil mortes por Covid-19. E no resto da Europa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião