Uma espécie de Davos nos Himalaias? A Índia quer

É uma ideia de um ministro indiano fascinado com Davos, mas pode tornar-se realidade num futuro breve dada a emergência económica da Índia e dos países que a rodeiam.

A cordilheira dos Himalaias, partilhada entre países como a Índia, a China e o Nepal, pode ser a casa da versão indiana de Davos. Uma nova cidade pode nascer para servir de cenário a um encontro dos líderes orientais, tal como acontece com a cidade de Davos na Suíça. A ideia foi dada pelo ministro dos Transportes Rodoviários, Nitin Gadkari, que esteve este ano no encontro do Fórum Económico Mundial.

Depois de eu vir cá, passou-me pela cabeça um pensamento. Estou, neste momento, a começar a trabalhá-lo. Estamos a trabalhar em novas estradas de 1.000 km em Badrinath, Kedarnath, Gangotri e Yamunotri. Isso será certamente um algo histórico com túneis”, começou por dizer, revelando que vai levar muitas ideias de Davos para a Índia. Uma delas será a construção de uma nova localidade nos Himalaias, com temperaturas semelhantes a Davos, para simular o ambiente ali vivido.

“Somos capazes de construir o Taj Mahal no deserto. É preciso ter visão, um processo de decisão rápido, transparência e um sistema livre de corrupção. É importante o compromisso com a sociedade e o país, e o meu país também precisa de algo assim”, cita o Economic Times, referindo-se a Davos. É isso que a Índia tem vindo a fazer com a “lavagem de dinheiro” terminada no final do ano passado.

Uma cidade como Davos na Índia daria uma grande promoção a turismo, ao desenvolvimento, ao emprego e ao todo da economia, enquanto o número de pessoas a viajar para os locais sagrados nessa região iria também crescer.

Nitin Gadkari

Ministro dos Transportes Rodoviários

Descrito pela imprensa indiana como um ministro com ideias “fora da caixa”, Nitin Gadkari valorizou a sustentabilidade do ambiente, defendendo que é necessário balancear a necessidade de construção e desenvolvimento com os objetivos ambientais. Por isso, acredita que é preciso uma “estratégia integrada” entre os vários ministérios do Governo indiano para fazer nascer uma aldeia nos Himalaias para receber um encontro ao estilo daquele que o Fórum Económico Mundial organiza.

“Há tantos hotéis que tiveram de ser construídos aqui em Davos. Também tiveram de cortar árvores algures. O que pode ser feito é que por cada três [árvores cortadas] se plante dez novas”, ou seja, mudando de sítio as árvores e assegurar a sua proliferação, defendeu Gadkari. “Uma cidade como Davos na Índia daria uma grande promoção a turismo, ao desenvolvimento, ao emprego e ao todo da economia, enquanto o número de pessoas a viajar para os locais sagrados nessa região iria também crescer“, garantiu Nitin Gadkari.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma espécie de Davos nos Himalaias? A Índia quer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião