Fed deverá seguir passos do BCE e prolongar estímulo

  • ECO
  • 13 Dezembro 2020

Jerome Powell deverá seguir as pisadas de Christine Lagarde e prolongar o estímulo monetário nos EUA para continuar a suportar a economia durante a recuperação.

A Reserva Federal norte-americana prepara-se para prolongar o seu programa de emergência de compra de dívida que criou por causa da crise pandémica, avança o Financial Times este domingo. A entidade liderada por Jerome Powell segue assim os passos de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, que aumentou e prolongou o programa de compra de ativos que acionou para combater a recessão.

A Fed deverá tomar esta decisão oficialmente na reunião de política monetária desta semana onde indicarão que as compras mensais de 120 mil milhões de dólares de dívida continuarão até que a recuperação económica preencha certos requisitos. Neste momento, a Reserva Federal diz que as compras vão manter-se no nível atual apenas “durante os próximos meses”, um período mais limitado do que a formulação que se prevê que vão adotar.

Segundo o FT, os responsáveis do banco central sentem a necessidade de dar outro estímulo monetário à economia por causa do impacto económico da segunda vaga e a falta de um novo estímulo orçamental que demorou a ser negociado entre o Congresso e a Casa Branca. A expectativa é que as taxas de juro próximas de zero e as avultadas compras de ativos continuem até que a inflação comece a aproximar-se de 2% e a economia alcance o emprego pleno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed deverá seguir passos do BCE e prolongar estímulo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião