Centenas de ventiladores comprados pelo Estado ainda não estão nos hospitais

  • ECO
  • 14 Dezembro 2020

Apenas foram distribuídos pelos hospitais 797 ventiladores dos cerca de 1.200 ventiladores comprados por Portugal.

Há centenas de ventiladores comprados pelo país que ainda não chegaram aos hospitais. Segundo avança a TSF, citando um relatório entregue no início do mês no Parlamento, apenas foram distribuídos pelos hospitais 797 ventiladores dos cerca de 1.200 ventiladores comprados pelo Estado, ficando a faltar mais de 400.

Alguns desses equipamentos nem sequer chegaram a Portugal, “devido a constrangimentos resultantes da forte procura por este equipamento, o que provocou escassez nos mercados”, indicou o Ministério da Saúde em resposta à rádio.

Adicionalmente, 253 ventiladores encontram-se em território português, mas não podem ainda ser usados pelos hospitais por falta de uma peça. Esta situação tinha já sido apresentada ao Parlamento em novembro, mas o problema mantém-se. Trata-se de “uma espécie de tomada/adaptador” que se liga à rede de oxigénio e é adquirido em separado. Por isso, estes ventiladores estão a ser distribuídos “à medida que as peças vão sendo fornecidas e de acordo com as necessidades reportadas pelos hospitais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centenas de ventiladores comprados pelo Estado ainda não estão nos hospitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião