Nas notícias lá fora: Fundos europeus, big tech e Trump

  • ECO
  • 15 Dezembro 2020

Nos Estados Unidos, antes de Trump sair da Casa Branca, sai o Procurador-Geral. Na Europa, atenções viradas para a bazuca, mas também para o poder das gigantes tecnológicas.

O dia arrancou com a notícia da saída do Procurador-Geral dos Estados Unidos, a um mês do fim do mandato de Donald Trump. Na União Europeia, aumentam as preocupações quanto à confiança dos contribuintes na gestão europeia dos muitos milhões da bazuca contra a Covid-19, isto ao mesmo tempo que está a ser preparado um aumento do escrutínio das gigantes tecnológicas. Ainda na tecnologia, Espanha cria uma lista de fornecedores de 5G, enquanto a Apple estima aumentar a produção de iPhones.

Politico

Donald Trump anuncia saída do Procurador-Geral

Donald Trump anunciou na madrugada desta terça-feira a saída de William Barr, Procurador-Geral dos Estados Unidos. Este anúncio acontece a um mês do fim do mandado do atual presidente norte-americano, que será substituído por Joe Biden. A saída de Barr foi anunciada por Trump no Twitter, minutos depois de o estado da Califórnia ter confirmado a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 3 de novembro. Leia a notícia completa no Politico (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Bruxelas alerta sobre ameaças à confiança dos contribuintes

A confiança dos contribuintes europeus na capacidade de a Comissão Europeia salvaguardar o seu dinheiro será prejudicada se Bruxelas não exercer novos poderes para reter fundos de países que os utilizam indevidamente. A vice-presidente da Comissão, Vera Jourova, diz que a União Europeia tem agora “muito trabalho” pela frente para convencer os cidadãos de que Bruxelas “está a fazer as coisas adequadas com o dinheiro deles”. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Reuters

Gigantes tecnológicos enfrentam multas de 6% a 10% enquanto a UE define regras para limitar poderes

Amazon, Apple, Facebook e Alphabet podem ter de rever as suas práticas na Europa ou arriscam ser alvo de multas pesadas. A Comissão Europeia quer limitar o poder dos gigantes tecnológicos dos Estados Unidos, que controlam uma grande quantidade de dados e plataformas online das quais milhares de empresas e milhões de europeus dependem. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

El País

Governo espanhol cria lista de fornecedores 5G seguros. Mas não vetará a Huawei

Espanha vai elaborar uma lista de fornecedores tecnológicos para as novas redes 5G que permitirá identificar o nível de risco (baixo, médio ou alto) das empresas fornecedoras. Esta lista poderá restringir algumas empresas, dependendo da categoria em que estas sejam incluídas. Assim, fica vedado o acesso a priori de qualquer empresa de tecnologia, em particular a chinesa Huawei, como fizeram outros países sob pressão dos Estados Unidos. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Nikkei Asia

Apple vai aumentar produção do iPhone em 30% no primeiro semestre de 2021

A Apple planeia fabricar até 96 milhões de iPhones no primeiro semestre de 2021, um aumento de quase 30% face a este ano. A empresa pediu aos fornecedores que produzissem cerca de 95 milhões a 96 milhões de iPhones, incluindo a última linha do iPhone 12, bem como os antigos iPhone 11 e SE, embora a escassez de peças importantes possa ameaçar esse objetivo. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Fundos europeus, big tech e Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião