Brexit: Barnier nota “progressos” mas “obstáculos persistem”

  • Lusa
  • 17 Dezembro 2020

O negociador chefe da União Europeia para um acordo comercial pós-‘Brexit’ revela que se notam “bons progressos” nas negociações com o Reino Unido, porém "os últimos obstáculos persistem".

Michel Barnier, o negociador chefe da União Europeia (UE) para um acordo comercial pós-‘Brexit’, afirmou esta quinta-feira que estão a registar-se “bons progressos” nas negociações com o Reino Unido, mas “os últimos obstáculos persistem”.

“Bons progressos, mas os últimos obstáculos persistem. Só iremos assinar um acordo que proteja os interesses e os princípios da UE”, escreveu Michel Barnier, na sua conta oficial na rede social Twitter.

O negociador da UE esteve hoje reunido com os líderes das famílias políticas do Parlamento Europeu (PE) para lhes dar conta sobre o estado das negociações com o Reino Unido, sublinhando no mesmo ‘tweet’ que “na reta final das negociações”, “a transparência e a unidade mantêm-se tão importantes como sempre”.

Já na quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, frisou diante o Parlamento Europeu que existe “um caminho muito estreito” para um acordo comercial pós-‘Brexit’ com o Reino Unido.

“Como as coisas estão, não posso dizer-vos se haverá um acordo ou não. Mas posso dizer-vos que agora há um caminho para um acordo. O caminho pode ser muito estreito, mas está lá. E, como está lá, a nossa responsabilidade é continuar a tentar”, sublinhou Von der Leyen.

Os principais obstáculos que separam os dois parceiros são as pescas e as condições de concorrência justa, estando outro dos pontos que era até recentemente contencioso – a criação de um mecanismo para a resolução de diferendos – “largamente resolvido”, segundo as palavras proferidas por Von der Leyen na quarta-feira, no hemiciclo.

O Reino Unido abandonou a UE a 31 de janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que caducam no próximo dia 31 de dezembro.

Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio e com a aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação, para além de mais controlos alfandegários e regulatórios.

As duas partes estão a preparar-se para o cenário de ausência de acordo (‘no deal’), e tanto a União Europeia como o Reino Unido estão a acelerar os respetivos planos de contingência.

Do lado europeu, a Comissão Europeia publicou na passada quinta-feira planos de contingência para que não sejam interrompidas a circulação rodoviária, o tráfego aéreo e as atividades de pesca, enquanto o Reino Unido confirmou este fim de semana que quatro navios da Marinha britânica estão a postos para proteger as águas de pesca do Reino Unido se não houver acordo com a UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Barnier nota “progressos” mas “obstáculos persistem”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião