Países da UE vão iniciar vacinação contra a Covid-19 a 27 de dezembro

A presidente da Comissão Europeia confirmou que a vacinação contra a Covid-19 na União Europeia vai arrancar a 27 de dezembro.

Os 27 Estados-membros da União Europeia, incluindo Portugal, planeiam começar a vacinar os cidadãos contra a Covid-19 ainda este ano, já no dia 27 de dezembro. A informação foi confirmada pela presidente da Comissão Europeia no Twitter.

“É o momento da Europa. A 27, 28 e 29 de dezembro, a vacinação vai começar na União Europeia. Vamos proteger os nossos cidadãos em conjunto”, escreveu Ursula von der Leyen.

Antes da confirmação de Bruxelas, a mesma informação tinha sido avançada pelo ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, citado pelo The Guardian.

Na Alemanha vamos começar, se a aprovação chegar como planeado, a 27 de dezembro. Os outros países na União Europeia querem poder começar — e querem começar — a 27 de dezembro“, disse o governante à entrada de uma reunião com a chanceler Angela Merkel e responsáveis da farmacêutica BioNTech.

A Comissão Europeia tem coordenado a aquisição de doses de vacina em nome dos Estados-membros. A intenção passa por distribuir as primeiras doses da vacina em simultâneo para os 27 países europeus, assim que haja aprovação de uma vacina pela Agência Europeia do Medicamento.

A 11 de dezembro, o primeiro-ministro português, António Costa, propôs no Conselho Europeu que o próprio início da vacinação aconteça em simultâneo em todos os países, de forma simbólica, para aproximar Bruxelas dos cidadãos. Uma ideia que terá merecido o acolhimento da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen.

Mas a intenção de Portugal passava por arrancar a vacinação a 4 ou a 5 de janeiro de 2021, tendo em conta que a reunião do regulador europeu para a eventual aprovação da vacina da Pfizer/BioNTech estava marcada para 29 de dezembro. No entanto, este encontro foi antecipado já para dia 21 de dezembro, abrindo a porta ao início da vacinação ainda este ano.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h24 com confirmação de Bruxelas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Países da UE vão iniciar vacinação contra a Covid-19 a 27 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião