Nova estirpe detetada no Reino Unido não vai comprometer vacina, garante Francisco Ramos
A nova estirpe da Sars.Cov-2 que foi identificada no Reino Unido não comprometerá a vacina contra a Covid-19, assegurou o responsável pelo plano de vacinação em Portugal.
A nova estirpe da Sars-Cov-2, o novo coronavírus, que foi identificada no Reino Unido não comprometerá a vacina. A garantia foi dada pelo coordenador do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, em declarações à rádio TSF (acesso livre). Revelou ainda que os profissionais de saúde dos hospitais já começaram a ter formação para administrar a vacina da Pfizer/BioNTech.
“Se a vacina tem mecanismos de acionar as nossas reações e a proteção do nosso corpo aos efeitos do vírus, aquilo que é provável é que o facto de haver uma nova variante não seja um fator impeditivo para que essas defesas sejam ativadas”, disse Francisco Ramos à TSF. Em causa está descoberta no Reino Unido de uma nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas. Em Portugal, não se confirma a circulação desta nova variante do vírus.
O coordenador da task force revelou ainda que os profissionais de saúde dos hospitais que vão administrar as primeiras doses da vacina que está a ser desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em conjunto com a alemã BioNTech– que poderá ser aprovada esta segunda-feira pelo regulador europeu — começaram a receber formação este sábado. A formação para profissionais dos centros de saúde ainda não arrancou, mas espera-se que seja alargada a estes profissionais “na próxima semana”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova estirpe detetada no Reino Unido não vai comprometer vacina, garante Francisco Ramos
{{ noCommentsLabel }}