Centeno é acionista de sete empresas nacionais. SLB e Galp Energia estão na lista
O atual presidente do Banco de Portugal tem também uma participação em empresas como a NOS, REN, Navigator e Martifer.
O antigo ministro das Finanças Mário Centeno é acionista em sete empresas nacionais, numa lista que contém a SAD do Benfica e a Galp Energia, avança o Expresso (acesso pago). Para além disso, tem também uma participação na antiga Portugal Telecom, a Pharol, bem como na Nos, REN, Navigator e Martifer.
O atual presidente do Banco de Portugal teve de colocar estas informações numa declaração de interesses para o Banco Central Europeu (BCE), por pertencer ao conselho que agrega os governadores. No documento não se pede para especificar a quantia investida nas empresas nem o número de ações detidas, sendo que Centeno não tem posição em empresas não cotadas em bolsa, segundo a declaração.
O Banco de Portugal pronunciou-se de forma global sobre estas participações, apontando que “todo o procedimento de preenchimento e publicação da referida declaração de interesses foi objeto de prévio acompanhamento e validação por parte dos órgãos do Banco de Portugal e do BCE competentes pelas matérias da ética e da conduta.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno é acionista de sete empresas nacionais. SLB e Galp Energia estão na lista
{{ noCommentsLabel }}