Trump pediu a secretário de Estado na Geórgia para “encontrar” 11.780 votos

Trump telefonou, no sábado, ao responsável pela certificação dos resultados eleitorais do estado da Georgia para o pressionar a “encontrar” 11.780 votos de forma a conseguir a vitória nesse Estado.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi “apanhado” a pressionar o secretário de Estado da Geórgia para que este “encontrasse” 11.780 votos de forma a conseguir a vitória naquele Estado nas presidenciais dos EUA, avança o Washington Post (acesso pago).

Na conversa de uma hora que aconteceu no sábado e cuja transcrição foi revelada pelo Washington Post, Trump, que perdeu para Biden a corrida à Casa Branca, ameaça Brad Raffensperger, afirmando mesmo que só por fraude é que poderia perder na Geórgia. “Tudo o que quero fazer é o seguinte: só quero encontrar 11.780 votos, o que é um a mais do que temos. Porque nós ganhámos”, disse o Presidente dos Estados Unidos.

Do outro lado da linha, o republicano Brad Raffensperger ia respondendo às queixas de Donald Trump sem adiantar grandes pormenores.“Bem, senhor Presidente, a informação que tem está errada”, apontou.

Apesar de este telefonema se ter tornado público, tanto a administração norte-americana, bem como o escritório de Raffensperger não quiseram comentar o teor da conversa. Na eleição de 3 de novembro, Joe Biden foi o candidato mais votado na Georgia, com mais 11.779 votos do que Trump.

Este telefonema surge numa altura em que os aliados de Donald Trump no Congresso dos EUA planeiam opor-se à verificação formal da vitória do democrata Joe Biden, que terá lugar esta quarta-feira. O ex-vice-presidente venceu por uma margem de 306-232 no Colégio Eleitoral estadual e por mais de sete milhões de votos no total.

Nos últimos meses, várias têm sido as tentativas de Donald Trump para impugnar o resultado das eleições norte-americanas alegando fraude eleitoral, nomeadamente através dos tribunais. Ainda assim, os advogados de Trump já tiveram 50 derrotas, incluindo no Supremo Tribunal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump pediu a secretário de Estado na Geórgia para “encontrar” 11.780 votos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião