UE compra mais 300 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid

Com os 300 milhões de doses adicionais, a União Europeia duplica o valor acordado inicialmente, ficando com um total de 600 milhões de doses.

A União Europeia comprou mais 300 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus desenvolvidas pela farmacêutica Pfizer em conjunto com a BioNTech, anunciou esta sexta-feira a presidente da Comissão Europeia. Com esta aquisição, o bloco comunitário duplica o valor acordado inicialmente.

“Garantimos que os europeus tenham doses suficientes de vacinas seguras e eficazes da Covid-19”, escreveu Ursula von der Leyen, na rede social Twitter. Segundo a presidente da Comissão Europeia, este novo contrato vai permitir que “os países da UE comprem mais doses da 1ª vacina aprovada na UE”, assinalou.

Em conferência de imprensa, em Bruxelas, Von der Leyen explicou que a Comissão negociou a extensão do contrato com a Pfizer e BioNTech, no qual já tinha adquirido 300 milhões de doses desta vacina, para mais 300 milhões de doses deste medicamento. “Isto permite-nos duplicar a quantidade de doses fornecidas”, salientou. Além disso, a presidente da Comissão Europeia revelou que 75 milhões destas doses adicionais estarão disponíveis “já a partir do segundo trimestre”, sendo as restantes entregues no terceiro e no quarto trimestre.

Com estas 600 milhões de doses somadas às 160 milhões de doses da Moderna — aprovadas esta semana pela Agência Europeia do Medicamento –, o bloco comunitário já assegurou “um número de doses que permite vacinar 380 milhões de europeus, mas de 80% da população europeia”, sinalizou Von der Leyen, acrescentando que “mais vacinas” serão adquiridas “nos próximos meses”.

A UE tem estado sob pressão dos governos devido ao lento lançamento dos programas de vacinação contra o novo coronavírus. O bloco assinou acordos com uma série de empresas para fornecer 2,3 mil milhões de doses, contudo ainda só aprovou o uso de emergência dois tipos de vacina.

(Notícia atualizada às 10h17)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE compra mais 300 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião