Lisboa contraria Europa e prolonga perdas. BCP cai quase 3%

Quase todas as cotadas do índice de referência nacional terminaram a sessão em queda, penalizando o PSI-20. Pela Europa, a sessão desta sexta-feira foi de ganhos.

A bolsa nacional termina a semana a prolongar as perdas sentidas na última sessão. Num dia negativo entre as cotadas do PSI-20, a praça lisboeta não resistiu às quedas e acabou por contrariar assim o sentimento positivo registado nas congéneres europeias. A pesar no índice de referência nacional estiveram cotadas como a Mota Engil e o BCP.

O PSI-20 caiu 0,69% para os 5.245,52 pontos na sessão desta sexta-feira. Entre as cotadas, a grande maioria terminou a sessão abaixo da linha d’água, sendo que apenas duas — a EDP e a Novabase — conseguiram registar ganhos.

Nas perdas, destaque para a Mota Engil, que recuou 4,47% para os 1,452 euros, depois de os acionistas da empresa darem luz verde ao conselho de administração para deliberar um aumento de capital de 100 milhões de euros, uma operação que decorre do acordo de parceria estratégica e de investimento com a China Communications Construction Company (CCCC), que adquiriu recentemente ações da empresa.

As cotadas do setor da pasta e do papel sobressaem também nas quedas. A Navigator perdeu 2,14%, a Semapa caiu 1,81% e a Altri recuou 1,44%. Nota ainda para o BCP, que caiu 2,75% para os 0,1417 euros, e para a EDP Renováveis, que perdeu 0,78% para os 25,6 euros.

Por outro lado, nos ganhos, encontra-se apenas a EDP, que subiu 1,11% para os 5,628 euros, e a Novabase, que ganhou 0,3% para os 3,29 euros.

Pela Europa, o dia foi de ganhos. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,6%, o francês CAC avançou 0,4% e o espanhol IBEX 35 ganhou 0,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa contraria Europa e prolonga perdas. BCP cai quase 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião