BRANDS' CAPITAL VERDE Balanço de 2020 em eletricidade renovável

  • Capital Verde + APREN
  • 20 Janeiro 2021

A APREN e a Zero juntaram-se num webinar para debater os desafios, as oportunidades e as mudanças no setor da eletrificação renovável. Foi o primeiro do ciclo Debates Renováveis.

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis arranca 2021 com o ciclo de webinars Debates Renováveis, uma série de debates mensais online com foco na energia renovável. O primeiro debruçou-se sobre o “Balanço de 2020 em Eletricidade Renovável” e contou com a participação de Francisco Ferreira, presidente da ZERO, e Pedro Amaral Jorge, CEO da APREN.

De acordo com um comunicado conjunto da APREN e da ZERO, ao longo de 2020 assistiu-se a uma significativa redução no consumo da eletricidade que, por sua vez, teve como consequência a redução dos preços do mercado grossista, tendo-se verificado também uma utilização inferior de combustíveis fósseis, que levou a uma redução abrupta das emissões de dióxido de carbono (CO2) do setor. Na realidade, estas atingiram mínimo de 20 anos, com 61,7% da energia geral em Portugal a ter origem em fontes renováveis.

Num ano que ficou marcado pela crise pandémica, com repercussões bem vincadas e visíveis no setor elétrico, o que foi mais marcante no âmbito da eletricidade renovável? Que lições e boas práticas para o futuro se podem retirar de 2020 ao nível do consumo energético mais sustentável? Qual será o grande e real benefício de desativar as centrais a carvão em Portugal e na Península Ibérica? E quais os desafios de Portugal para cumprir a meta de redução de emissões de gases com efeito de estufa para 55% até 2030, imposta pelo Green Deal?

Estas foram algumas das questões abordadas ao longo da sessão, que pode agora ser revista aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Balanço de 2020 em eletricidade renovável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião