Câmara dos Representantes aprova impeachment de Donald Trump

A destituição de Donald Trump foi aprovada esta quarta-feira na Câmara dos Representantes, com os votos a favor de pelo menos 10 republicanos. Processo segue agora para o Senado.

A Câmara dos Representantes aprovou, esta quarta-feira, a destituição do Presidente cessante Donald Trump, pelo seu papel na violenta invasão ao Capitólio na semana passada. No final, 232 congressistas votaram a favor do impeachment e 197 votos contra.

O resultado veio confirmar a posição de vários congressistas republicanos que já tinham demonstrado a sua vontade de, a par dos democratas, retirar os poderes presidenciais a Donald Trump. Pelo menos dez republicanos votaram a favor da segunda destituição do ainda presidente nesta câmara.

Este processo, que foi apresentado na segunda-feira na Câmara dos Representantes, só será, no entanto, votado no Senado após a tomada de posse de Joe Biden – na medida em que as atividades no Senado apenas são retomadas a 19 de janeiro, um dia antes de Biden assumir a liderança da nação, avança a Reuters.

Os democratas conseguiram assegurar recentemente o controlo do Senado dos Estados Unidos, até agora de domínio republicano, passando a existir 50 senadores de cada partido e com a vice-presidente de Joe Biden, Kamala Harris, a ter o poder de desempate em muitas decisões. Mas em casos como este, relativo ao processo de impeachment a Trump, o segundo que lhe é instaurado, é necessário o acordo de pelo menos dois terços dos senadores para haver uma aprovação.

Se o impeachment passar no Senado, onde precisa de uma maioria de dois terços, já não vai a tempo de destituir o Presidente cessante do cargo, mas impede Donald Trump de se recandidatar futuramente à Casa Branca.

Esta votação acontece depois de Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, ter recusado, na terça-feira, invocar a 25.ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que teria também como objetivo a destituição de Donald Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara dos Representantes aprova impeachment de Donald Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião