Testes rápidos nas escolas com secundário arrancam quarta-feira nos concelhos de risco extremo

Os testes de antigénio vão realizar-se nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. Há um "modelo de consentimento informado" para os encarregados de educação.

A campanha de testes rápidos para detetar infeções por coronavírus nas escolas vai arrancar esta quarta-feira. As primeiras serão aquelas onde há ensino secundário, localizadas nos concelhos de risco extremamente elevado. Os testes de antigénio vão realizar-se nos estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Em caso de identificação de surtos ativos será intensificada a testagem, envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença”, sinalizaram os Ministérios da Educação e da Saúde, num comunicado conjunto.

Para esta operação, foi elaborado um “modelo de consentimento informado a obter junto dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa”, pela Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em colaboração com as estruturas regionais.

Esta campanha surge numa altura em que as escolas se mantêm abertas e a funcionar para todos os níveis de ensino, apesar do confinamento geral em vigor, decretado pelo Governo, para travar os efeitos da pandemia. O primeiro-ministro explicou a decisão apontando que “não se justifica, do ponto de vista sanitário e do custo social e no processo de aprendizagem da atual geração, impor por um segundo ano letivo consecutivo as limitações ao processo presencial”, na apresentação das novas medidas, esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Testes rápidos nas escolas com secundário arrancam quarta-feira nos concelhos de risco extremo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião