5 coisas que vão marcar o dia

No primeiro dia de Biden na Casa de Branca, Christine Lagarde reúne-se com os restantes governadores dos bancos centrais. Há ainda dados de dívidas e défices.

É um dia cheio em termos de dados económicos, com novas estatísticas das dívidas e défices dos países da Zona Euro, bem como do endividamento da economia portuguesa. No que diz respeito aos apoios para as empresas afetadas pelas restrições da Covid-19, é o último dia para as candidaturas ao reforço do Apoiar. Lá fora, realiza-se uma reunião de política monetária do Banco Central Europeu e é o primeiro dia de Joe Biden como Presidente dos EUA.

Abertura das candidaturas ao reforço do Apoiar

As empresas vão receber mais subsídios a fundo perdido. O Governo decidiu acelerar e reforçar o Apoiar.pt, face ao potencial impacto do novo confinamento na economia nacional. É, por isso lançado um apoio extraordinário, que corresponde à duplicação do subsídio a fundo perdido referente ao quarto trimestre. No total, as microempresas poderão ganhar até 2.500 euros, as pequenas empresas até 13.750 euros e as médias empresas até 33.750 euros com esta nova ajuda a fundo perdido. As candidaturas abrem esta quinta-feira e os pagamentos estão previstos para o início de fevereiro.

Endividamento da economia em novo recorde

O endividamento da economia tem subido constantemente nos últimos meses, tendo atingido máximos históricos em outubro. A dívida acumulada por famílias, empresas e Estado aumentou cerca de 1.859 milhões de euros naquele mês, tendo fixado um novo recorde de 739.884 mil milhões de euros, de acordo com dados do Banco de Portugal, que serão atualizados esta quinta-feira.

Dívidas e défices dos países da Zona Euro

Além da dívida portuguesa, todas as dívidas da Zona Euro estarão em destaque, com o Eurostat a divulgar dados que permitirão perceber quais os países que estão a precisar de recorrer mais aos mercados para financiar o combate à crise pandémica. As últimas estatísticas colocam Portugal na quarta posição do ranking das maiores dívidas públicas. O gabinete de estatísticas europeu irá igualmente divulgar dados dos défices públicos no terceiro trimestre de 2020.

Lagarde não deverá mexer nos estímulos

O Banco Central Europeu realiza esta quinta-feira a primeira reunião de política monetária do ano, sendo que a expectativa do mercado é que não sejam feitas quaisquer alterações nos instrumentos de política monetária, que foram reajustados em dezembro. A presidente Christine Lagarde deverá manter o discurso sobre a prontidão para agir face aos desenvolvimentos da pandemia, especialmente numa altura de agravamento da situação sanitária e regresso às medidas de confinamento.

Início da era Biden nos EUA

Após a vitória nas eleições de novembro, os democratas Joe Biden e Kamala Harris tomaram posse esta quarta-feira, em Washington, sob o tema “América Unida”, com a presença de Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton e a ausência do Presidente cessante Donald Trump. Depois da cerimónia, o novo Presidente tem esta quinta-feira o primeiro dia em funções na Casa Branca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião