Teixeira Duarte sai da energia. Vende à Oz Energia

O negócio foi realizado por um valor de 8,3 milhões de euros, levando à saída da Teixeira Duarte do setor da energia.

A Teixeira Duarte vai abandonar o setor da energia, depois de ter chegado a acordo para a alienação da participação de 50% que detinha na TDARCOL, SA com a OZ Energia, empresa do grupo Gestmin, de Manuel Champalimaud.

Com esta operação o grupo Teixeira Duarte vai encaixar 8,3 milhões de euros, segundo um comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Ainda no mesmo comunicado pode ler-se que “a transmissão aguarda a autorização por parte da Autoridade da Concorrência, sendo que só nessa altura a operação será concluída”. A Teixeira Duarte estima que a AdC se pronuncie durante o primeiro trimestre de 2017.

O grupo TD começou a desinvestir no setor da energia em março de 2015, altura em que alienou a entidade através da qual atuava na área dos combustíveis líquidos e lubrificantes. O grupo adianta no mesmo comunicado que apesar de deixar de operar no setor da energia, irá manter-se nos outros seis setores (Construção, Imobiliário, Hotelaria, Distribuição e Automóvel) e nos 18 países em que está presente.

Já a OZ Energia adianta em comunicado enviado às redações que esta operação lhe vai permitir “reforçar a sua posição na área do gás propano canalizado”.

O grupo Gestmin que detém a OZ Energia tem interesses em várias áreas de negócio desde a energia, à logística alimentar, passando pela indústria de moldes e plásticos, turismo e agroindústria.

Emanuel Freitas, ceo da OZ Energia refere que: “Com a concretização desta transação potenciamos sinergias, ganhamos eficiência e competitividade” e “irá permitir uma maior proximidade ao cliente e uma capacidade de resposta ainda mais eficaz”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teixeira Duarte sai da energia. Vende à Oz Energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião