APS participa no Building the Future com painel sobre cibersegurança

  • ECO Seguros
  • 28 Janeiro 2021

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) juntou-se ao evento Building The Future, da Microsoft Portugal, apresentando iniciativas concretas de uso da tecnologia como ferramenta educativa.

A participação da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) no evento Building the Future (BTF) teve como objetivo “promover uma discussão alargada sobre o conhecimento inovador, com base no pensamento criativo, e os seus impactos nas transformações da economia digital”, com a tecnologia a assumir “papel de destaque, enquanto instrumento indispensável para a consciencialização, no âmbito dos crimes cibernéticos”, refere fonte da associação de seguradores.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, em associação com a APS, são coautoras de cinco livros da coleção Seguros e Cidadania (APS), que inclui duas obras sobre o tema da cibersegurança, para os quais contaram com a ajuda de Carlos Cabreiro, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T).

Contando histórias que se desenrolam em torno da utilização de ferramentas tecnológicas e recursos digitais, elementos fundamentais do quotidiano e de riscos atuais, as iniciativas editoriais da APS têm boa receção junto da comunidade educativa. Segundo testemunharam as escritoras, os livros publicados pela associação de seguradores geraram forte interesse entre os estudantes dos estabelecimentos de ensino secundário onde foram divulgados.

Carlos Cabreiro (diretor UNC3T-PJ) exemplificou riscos e tipos de cibercrime mais comuns.

 

O painel SAFFER INTERNET by APS foi moderado por Marta Leite Castro e contou com a intervenção das escritoras e do diretor da PJ responsável pela UNC3T, que conversaram sobre os temas abordados nos livros e a forma como decorreu a colaboração entre si ao longo do projeto. Durante o painel, Isabel Alçada referiu que a colaboração da APS, na prestação de informação, foi “absolutamente preciosa” para apurar o enredo dos contos e a produção das obras Talvez uma App e Armadilha digital, ambos objeto de debate no evento transmitido online e em direto.

Isabel Alçada (escritora) referiu-se ao apoio da associação de seguradores na recolha e organização de informação.

 

O painel da APS decorreu no “EDU DAY”, ao terceiro e último dia do BTF, durante o qual vários especialistas, nacionais e internacionais, com papel de destaque em diferentes áreas como, liderança, investigação e educação, partilharam a sua visão sobre alicerces fundamentais do ecossistema educativo.

De acordo os promotores do evento, o Building the Future “é o maior evento no qual se debate a transformação digital em Portugal”. A organização do evento (liderado pela Microsoft e desenvolvido pela iMatch) reuniu 40 parceiros, em 100 horas de transmissão e mais de 200 oradores para uma audiência aproximada de 20 mil online viewers.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APS participa no Building the Future com painel sobre cibersegurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião