Siza Vieira assessorou criação do Novo Banco

  • ECO
  • 29 Janeiro 2021

Já era público que o atual ministro da Economia tinha trabalhado no tema do Novo Banco quando era advogado, mas agora sabe-se que participou numa reunião do conselho de administração do NB.

Pedro Siza Vieira trabalhou no tema do Novo Banco em 2014, quando era advogado e sócio da Linklaters. Essa informação há muito que é pública, contudo, o Expresso (acesso pago) noticia agora que o atual ministro da Economia participou, nessa altura, numa reunião do conselho de administração para a criação do Novo Banco, onde foram discutidas uma série de questões acerca de problemas a resolver deixados pelo Banco Espírito Santo (BES).

A 4 de agosto de 2014, um dia depois de ter sido declarado o fim do BES, uma dúzia de intervenientes sentaram-se à mesa para responder a uma série de questões sobre a criação do Novo Banco, tais como os direitos sobre a Tranquilidade ou o ES Bank. Presente nessa reunião estava Pedro Siza Vieira, na altura sócio da Linklaters, que acabou por ser chamado a participar num conselho de administração do Novo Banco, onde foi convidado a falar.

Nesse que foi o quinto conselho de administração liderado por Vítor Bento, diz o Expresso, o tema em cima da mesa era uma discussão sobre a BES Finance, uma sociedade nas ilhas Caimão através do qual o BES se financiava. A dúvida estava sobre quem asseguraria a dívida emitida e foi Siza Vieira que, nessa reunião, revelou que a Linklaters tinha avaliado os termos das obrigações da BES Finance, e propôs que, à semelhança do que acontecera com o BES, a dívida subordinada deste veículo ficasse no BES “mau”, enquanto a dívida sénior seria assumida pelo Novo Banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siza Vieira assessorou criação do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião