Taxas descem nos aeroportos de Porto e Faro, mas sobem em Lisboa
As taxas aeroportuárias vão descer 5,28% (menos 0,44 euros) no aeroporto do Porto e 12,98% (1,11 euros) no de de Faro. Em Lisboa haverá um aumento de 4,89% (0,72 euros).
A ANA – Aeroportos de Portugal aprovou uma diminuição média de 3,4% das taxas reguladas nos aeroportos nacionais a partir de 1 de abril, o que corresponde a uma perda de receita de 0,35 euros por passageiro terminal, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). No entanto, é preciso considerar um valor adicional, que se aplica apenas ao aeroporto de Lisboa, e que transforma essa perda numa subida de receita de 0,15% (0,02 euros).
Para o aeroporto do Porto foi aprovada uma diminuição de 5,28% das taxas aeroportuárias a partir de abril, o equivalente a uma perda de 0,44 euros. Já para o aeroporto de Faro foi aprovada uma descida de 12,98% das taxas, o que corresponde a uma perda de 1,11 euros de receita por passageiro. Nos aeroportos dos Açores, Madeira e Beja não haverá alterações.
Para o aeroporto de Lisboa a redução aprovada foi de 1,31%, equivalente a menos 0,15 euros por passageiro. Contudo, considerando o valor adicional relativo à recuperação dos erros de estimativa de 2017 e 2018, haverá um aumento de 4,89% nas taxas, o que significa um acréscimo de 0,72 euros. A Comissão Executiva da ANA afirma que esta subida “não compromete a atividade nem a respetiva competitividade tarifária desse aeroporto”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxas descem nos aeroportos de Porto e Faro, mas sobem em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}