Número de passageiros nos aeroportos nacionais afunda 74% em outubro

Os aeroportos nacionais receberam apenas 1,4 milhões de passageiros em setembro, menos 74,1% do no ano passado. Esta diminuição é resultado da pandemia.

Os aeroportos nacionais receberam 1,4 milhões de viajantes em outubro, o equivalente a uma redução de 74,1% face ao mesmo mês do ano passado. Esta queda foi ainda maior do que a observada em setembro (69%). Os dados disponibilizados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovam o impacto que a pandemia continua a ter no setor da aviação.

Em outubro, aterraram nos aeroportos nacionais 9.700 aeronaves em voos comerciais, menos 51,9% do que no período homólogo, que transportaram 1,4 milhões de pessoas. No que diz respeito ao movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, foram transportadas 14.200 toneladas, menos 28,1% do que em outubro do ano passado.

“Analisando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente entre janeiro e outubro de 2020, e comparando com o período homólogo, é visível o impacto da pandemia e das medidas adotadas ao nível do espaço aéreo a partir do início da segunda quinzena do mês de março“, refere o INE, salientando que, “apesar da recuperação verificada nos meses de julho e de agosto, em setembro verificou-se uma inversão da tendência e em outubro registou-se um novo agravamento”.

Aeronaves aterradas e passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais | Fonte: INE

Entre janeiro e outubro, aterraram nos aeroportos nacionais 87.400 aeronaves em voos comerciais, o equivalente a uma descida de 55,5%, e foram movimentados 16,7 milhões de passageiros (-68%).

O aeroporto de Lisboa movimentou 50,3% do total de passageiros (8,4 milhões) e registou um decréscimo de 68,5%. Considerando os três aeroportos com maior tráfego de passageiros, o aeroporto do Faro foi o que evidenciou maior decréscimo do número de passageiros movimentados entre janeiro e setembro de 2020 (-75,2%).

Ainda nos primeiros dez meses do ano, “considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, França foi o principal país de origem e de destino dos voos”, refere o INE, que aponta o Reino Unido como o segundo principal país de origem e de destino e evidenciou a maior redução do número de passageiros desembarcados e embarcados face ao período homólogo.

(Notícia atualizada às 11h17 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de passageiros nos aeroportos nacionais afunda 74% em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião