Número de passageiros nos aeroportos nacionais caiu 69% em setembro

Os aeroportos nacionais receberam apenas 1,9 milhões de passageiros em setembro, menos 69% do no ano passado. Esta diminuição é resultado da pandemia.

Passaram pelos aeroportos nacionais 1,9 milhões de passageiros em setembro, menos 69% do que no mesmo mês do ano passado. A pandemia explica esta quebra, num ano que tem sido negro para o setor do turismo. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta tendência observou-se também no movimento de carga e correio, que caiu 30% no nono mês do ano.

Nesse mesmo mês, aterraram nos aeroportos nacionais 10.800 aeronaves em voos comerciais, menos 50,2% do que no período homólogo, que transportaram 1,9 milhões de pessoas. No que diz respeito ao movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, foram transportadas 12.400 toneladas, menos 29,8% do que em setembro do ano passado.

“Analisando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente entre janeiro e setembro de 2020, e comparando com o período homólogo, é visível o impacto da pandemia Covid-19 e das medidas adotadas ao nível do espaço aéreo a partir do início da segunda quinzena do mês de março“, refere o INE.

Aeronaves aterradas e passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais – diário | Fonte: INE

Entre janeiro e setembro, aterraram nos aeroportos nacionais 77.700 aeronaves em voos comerciais, o equivalente a uma descida de 55,9%, e foram movimentados 15,3 milhões de passageiros (-67,3%).

O aeroporto de Lisboa movimentou 51% do total de passageiros (7,8 milhões) e registou um decréscimo de 67,3%. Considerando os três aeroportos com maior tráfego de passageiros, o aeroporto do Faro foi o que evidenciou maior decréscimo do número de passageiros movimentados entre janeiro e setembro de 2020 (-75,4%).

Ainda nos primeiros nove meses do ano, “considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, França foi o principal país de origem e de destino dos voos“, refere o INE, que aponta o Reino Unido como o segundo principal país de origem e de destino e evidenciou a maior redução do número de passageiros desembarcados e embarcados face ao período homólogo.

63,4% dos britânicos desembarcaram em Faro

“Após o impacto da pandemia e das medidas adotadas ao nível do espaço aéreo a partir do início da segunda quinzena do mês de março, entre abril e junho registaram-se quebras no número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido superiores a 90%“, indica o INE, detalhando que, em setembro, a quebra no número destes passageiros foi de 73,9%.

Entre 21 de agosto e 10 de setembro, datas de anúncio de abertura e de fecho do corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido, o decréscimo do número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido foi 53,5%, evolução que contrasta com a diminuição registada no acumulado dos restantes dias dos meses de agosto e setembro (-80,2%).

No período compreendido entre os dois anúncios, desembarcaram 53,8% do total de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido, em agosto e setembro de 2020 (33,1% em igual período de 2019). O aeroporto de Faro concentrou 63,4% (58,8% em 2019) dos passageiros provenientes de voos do Reino Unido entre 21 de agosto e 10 de setembro.

(Notícia atualizada às 11h24 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de passageiros nos aeroportos nacionais caiu 69% em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião