Antigo CEO da Uber investe 50 milhões na seguradora Metromile

  • ECO Seguros
  • 3 Fevereiro 2021

Considerada plataforma digital líder no seguro automóvel nos EUA, a Metromile opera um modelo pay-per-mile que cobra um prémio base baixo acrescido de taxa fixa por distância percorrida.

Ryan Graves, antigo veterano da Uber, investiu 50 milhões de dólares no capital da Metromile, seguradora pay-per-mile com operação exclusiva no ramo automóvel e atividade em uma dezena de circunscrições estaduais nos EUA.

Segundo comunicado da Metromile, Graves – que há anos foi substituído por Travis Kalanick nas funções de presidente executivo da Uber – decidiu investir na seguradora a título pessoal e através da Saltwater, empresa de investimento criada em 2018 pelo antigo vice-presidente sénior da Uber com objetivo de apostar em negócios de vocação tecnológica.

O negócio da Metromile, considerada uma das plataformas digitais líderes no seguro automóvel nos EUA, consiste num modelo pay-per-mile que cobra um prémio base acrescido de taxa fixa por distância percorrida. No caso, a seguradora garante poupança de 47% por ano face ao que os segurados pagariam por uma apólice automóvel comum naquele mercado, acrescendo que a tarifação aplicada e os descontos concedidos pela Metromile não estão condicionados por estilos e comportamentos de condução.

Comentando a adesão de Ryan Graves ao grupo de acionistas da empresa, David Friedberg, fundador e presidente da Metromile, afirmou: “Ryan tem uma reputação notável como enérgico construtor de negócios. A sua liderança e capacidades operacionais fizeram da Uber uma das empresas de crescimento mais rápido de todos os tempos. À medida que a Metromile acelera crescimento e a escala, a parceria de Ryan será imensamente valiosa para a nossa direção e equipa de gestão”.

A Metromile, fundada em 2011, surgiu como uma SaaS (software as a service) registada em nome da Metromile Enterprise, propondo parcerias a seguradoras que, ao licenciarem a plataforma de machine learning aceleravam automatização, ganhavam eficiência na resolução de litígios e reduziam fraudes. Em 2016, a empresa assumiu a responsabilidade pela subscrição de risco e atualmente já é parceira da Ford Motor Co. A construtora passou a propor aos clientes a solução da Metromile para os veículos conectados que saem das suas linhas de produção para o mercado automóvel dos EUA.

A transação que marca a entrada de Graves no capital da companhia é concretizada no quadro de um PIPE (private investment in public equity), projeto de fusão entretanto já aprovado pelas autoridades e que conduziu a Metromile ao mercado de capitais, em combinação com a INSU II, uma SPAC (special purpose acquisition company) criada pela Cohen & Co, uma companhia de serviços financeiros, para investir no setor de seguros.

Com o desembolso, Graves acede a um lugar no conselho de administração da Metromile, onde se junta a investidores como Mark Cuban e outros institucionais, como a Clearbridge, que apostam na plataforma digital de seguro automóvel, detalha informação da Metromile dirigida a investidores.

Na primeira ronda do PIPE, em novembro de 2020, a Metromile expôs aos investidores um plano de negócio prevendo cobrir 49 estados até final de 2022 e um objetivo de 1000 milhões de dólares em prémios de seguro em 2024.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo CEO da Uber investe 50 milhões na seguradora Metromile

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião