Como é que um CEO se despede da equipa? Eis os três ingredientes da carta de despedimento de Jeff Bezos

Jeff Bezos vai deixar de ser CEO da Amazon no terceiro trimestre deste ano. O anúncio aos colaboradores foi feito sob a forma de uma carta, enviada a todos os colaboradores da empresa.

Jeff Bezos vai deixar o cargo de CEO da Amazon durante o terceiro trimestre deste ano.Victoria Bonn-Meuser/EPA 11 Outubro, 2012

Jeff Bezos anunciou esta semana que vai deixar a liderança da Amazon. O ainda CEO da multinacional de tecnologia norte-americana deixará o cargo durante o terceiro trimestre deste ano, passando “a pasta” a Andy Jassy, atualmente CEO da Amazon Web Services.

O anúncio aos funcionários da multinacional de tecnologia norte-americana foi feito através de uma carta, escrita por Jeff Bezos. Entusiasmado e orgulhoso do caminho da Amazon até aqui, o líder anunciou a mudança de cargo. No entanto, a maioria do texto é dedicado a recordar vitórias da empresa, a reforçar os valores da tecnológica e, ao mesmo tempo, a incentivar os colaboradores a continuarem a fazer o seu trabalho o melhor possível, sempre com espírito inovador, curiosidade e persistência. A carta pode ser lida na íntegra aqui.

Depositar confiança no futuro CEO

O texto do CEO da Amazon começa, precisamente, com a grande novidade: a mudança que irá ocorrer na empresa ao nível da liderança. “Estou entusiasmado por anunciar que este terceiro trimestre vou fazer a transição para presidente executivo do conselho de administração da Amazon e Andy Jassy vai tornar-se CEO“, começa por escrever, acrescentado, também, de forma breve, quais as tarefas que desempenhará como presidente executivo do conselho de administração.

Já sobre o futuro CEO, Bezos aproveita para recordar que se trata de uma pessoa “bem conhecida dentro da empresa”. “Está na Amazon há quase tanto tempo como eu. Ele será um líder notável e tem toda a minha confiança”, escreve na carta endereçada aos colaboradores.

Recordar valores, recordar vitórias

Os seguintes parágrafos são o recordar de uma viagem que começou há 27 anos, quando a Amazon era apenas “uma ideia e nem tinha nome”. Jeff Bezos escreveu sobre o número de colaboradores que a empresa tem neste momento, sobre a dedicação dos seus colegas e sobre os valores da tecnológica.

“Somos amplamente reconhecidos como uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Como é que isso aconteceu? Invenção. A invenção é a raiz do nosso sucesso”, diz. “Fizemos coisas loucas e depois tornámo-las normais”, continua, reforçando que a empresa foi pioneira em revisões de clientes, recomendações personalizadas, Alexa, marketplace ou Kindle. “Não conheço outra empresa com um historial de invenções tão bom como o da Amazon (…) Espero que estejam tão orgulhosos como eu estou”, escreve Jeff Bezos.

O apelo à (constante) inovação

A carta de despedimento do CEO termina com um apelo à invenção e, também, com a crença de que os tempos que se seguem serão de sucesso. “A Amazon não poderia estar mais bem posicionada para o futuro (…) Temos coisas na calha que continuarão a surpreender”, lê-se. “Continuem a inventar e não desesperem quando, no início, a ideia parecer louca”, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como é que um CEO se despede da equipa? Eis os três ingredientes da carta de despedimento de Jeff Bezos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião