Fabricantes de vacinas já assinaram contratos para 10.300 milhões de doses

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2021

Entre as 13 farmacêuticas analisadas, a AstraZeneca é o laboratório com mais compromissos de entrega assinados, totalizando 3.670 milhões de doses, seguida pela Pfizer com acordos de 1.500 milhões.

As principais farmacêuticas que estão a produzir ou a comercializar vacinas contra a Covid-19 já se comprometeram fornecer cerca de 10.300 milhões de doses a nível mundial, avança o Cinco Dias (acesso livre, conteúdo em espanhol), com base na análise dos contratos públicos divulgados pela Bloomberg e pelo Global Health Innovation Center da Universidade Duke, nos Estados Unidos.

Não obstante, o jornal espanhol sublinha que este valor ainda poderá ser maior, já que nem todos os contratos assinados são públicos. Entre as 13 farmacêuticas analisadas, a AstraZeneca é o laboratório com mais compromissos de entrega assinados, totalizando 3.670 milhões de doses, ainda que destas, 1.100 milhões sejam fabricadas pelo sócio indiano do Instituto Serum, a quem cedeu os direitos de produção para inúmeros países. Segue-se a Pfizer/BioNTech — a primeira vacina a ser aprovada na União Europeia — com acordos comerciais de 1.500 milhões de doses.

Em terceiro lugar, surge a vacina da Novavax totalizando 1.464 milhões de doses. De salientar que na semana passada, a Comissão Europeia anunciou que vai investir 416 milhões de euros para aquisição das vacinas contra o SARS-CoV-2 da Valneva e da Novavax, elevando para oito o número de fármacos disponíveis para os Estados-membros da União Europeia. Quanto à Janssen (grupo Johnson & Johnson) totaliza 1.003 milhões de doses, ao passo que a Moderna tem 595 milhões de doses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fabricantes de vacinas já assinaram contratos para 10.300 milhões de doses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião