Vacina da AstraZeneca é 75% eficaz contra variante britânica

A variante britânica do coronavírus reduz a eficácia da vacina da AstraZeneca, mas esta continua a proteger contra a Covid-19 em 75% dos casos, indica a Universidade de Oxford.

A vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford é 75% eficaz a proteger contra a variante britânica do novo coronavírus, cuja prevalência tem vindo a disparar em Portugal. A informação foi avançada pelo The Wall Street Journal, que cita fonte da universidade.

Tal significa que a vacina, considerada uma das mais promissoras por ser menos exigente do ponto de vista da distribuição, continua a funcionar no caso da nova estirpe detetada no final do ano passado no Reino Unido. No entanto, a eficácia de 75% é mais reduzida do que os 84% calculados para as variantes mais antigas do SARS-CoV-2.

A chamada estirpe britânica do coronavírus está já presente em território nacional. A 28 de janeiro, a ministra da Saúde, Marta Temido, calculava que fosse já responsável por metade dos novos casos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, número que deverá rondar, neste momento, os 60% ou mais.

O surgimento de novas estirpes, como a britânica, a brasileira ou a sul-africana, tem gerado preocupação por poder representar um desafio acrescido nos esforços de vacinação da população mundial. Por terem mutações, as vacinas podem não ser tão eficazes na proteção que conferem, o que se verifica no caso da vacina da AstraZeneca.

Esta vacina, que tem origem no Reino Unido, já foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento e deverá começar a ser distribuída em breve na União Europeia. Contudo, tem estado no centro de um conflito contratual entre a farmacêutica e a Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da AstraZeneca é 75% eficaz contra variante britânica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião