Portugal está ainda a ponderar o envio de doentes para a Áustria

  • Lusa
  • 5 Fevereiro 2021

O líder austríaco já tinha falado no último domingo com António Costa acerca da possível transferência de doentes. Apesar do Governo austríaco ter confirmado essa notícia, Portugal não a corrobora.

A Áustria vai receber dez doentes portugueses, entre os quais cinco com infeções graves pelo novo coronavírus e cinco com outras doenças ou cirurgias pendentes, confirmou esta sexta-feira o Governo austríaco, que espera ajudar Portugal durante a pandemia de Covid-19. No entanto, o Ministério da Saúde português não confirmou ainda essa informação.

Em comunicado, o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, assumiu ser “uma questão de solidariedade europeia oferecer ajuda rápida sem burocracia para salvar vidas humanas”. O líder conservador austríaco já tinha falado no último domingo com o primeiro-ministro, António Costa, acerca da possível transferência de doentes.

“Tal como acolhemos [no passado] doentes de cuidados intensivos de França, Itália e Montenegro, queremos agora ajudar Portugal nesta difícil situação”, acrescentou o chefe do executivo austríaco.

Já o ministro da Saúde, Rudolf Aschober, vincou que esta assistência é possível graças a uma “ligeira melhoria” ao nível dos internamentos em unidades de cuidados intensivos (UCI) no país, onde cerca de 300 pessoas estão hospitalizadas em estado grave devido à Covid-19, menos de metade do número no final de novembro, na segunda vaga da pandemia, quando chegaram a estar internadas mais de 700 pessoas em UCI.

Segundo a agência noticiosa EFE, os doentes portugueses serão transportados para clínicas em Viena e quatro outras regiões do país em aviões do exército federal austríaco, numa data ainda por confirmar pelos dois Governos, que estarão a finalizar os detalhes do acordo.

A este propósito, o Ministério da Saúde informou, em comunicado enviado às redações, que este se apresenta como um “apoio que poderá ser fundamental num momento em que Portugal enfrenta ainda uma elevada pressão sobre os hospitais”, mas não confirmando ainda a informação avançada pelo Governo austríaco.

Assim, a tutela refere que esta opção terá sido “encaminhada para ponderação pela Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19”. No que toca às outras ofertas de apoio a Portugal que foram já sendo dadas a conhecer, o Ministério liderado por Marta Temido adianta que “todas as hipóteses” estão “a ser consideradas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal está ainda a ponderar o envio de doentes para a Áustria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião