Santa Casa e Banco Montepio investem quase um milhão de euros em nove projetos de inovação social
O investimento é a primeira fatia de financiamento do programa "Projetos de Impacto", iniciativa dos dois parceiros.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Banco Montepio anunciaram que investiram 934 mil euros em nove projetos de impacto nas áreas de proteção social, emprego, saúde, justiça, educação e inclusão, adiantam as entidades em comunicado. O investimento é a primeira fatia de financiamento do programa “Projetos de Impacto”, iniciativa dos dois parceiros, que investiram 1,35 milhões em instrumentos de apoio à inovação social, enquadrados no programa Portugal Inovação Social.
“Os projetos aprovados contribuem para a inovação das respostas aos novos desafios contemporâneos, cada vez mais complexos, principalmente no contexto pandémico que vivemos hoje, em áreas centrais como a educação, a digitalização, o envelhecimento ativo, a arte e a cultura, empregabilidade e saúde”, sublinha Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Para Pedro Leitão, presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio, o investimento é uma forma de materialização do “legado de quase dois séculos de história”, que reforça as “acrescidas responsabilidades sociais e de desenvolvimento sustentável” do banco. “A ligação umbilical ao terceiro setor é a face mais visível deste nosso compromisso”, assinala.
No total, foram aprovadas nove candidaturas, dois Títulos de Impacto Social e sete Parcerias para o Impacto e serão disponibilizados 934.028 euros aos nove projetos.
O investimento foi feito nos projetos “O Mundo é o meu Bairro” (piloto de dois anos, com 1.200 habitantes do Bairro da Quinta do Loureiro, em Lisboa, para criar criando projetos em diversos eixos artísticos), “WeGuide” (acompanhamento profissional, não voluntário, de doentes oncológicos residentes na área metropolitana de Lisboa), “55+ Scaling for Impact” (escalar o impacto da metodologia 55+ em Lisboa), “Skoola – Escola de Música Urbana e Contemporânea” (combate a exclusão social de crianças e jovens, dos 10 aos 18 anos, que vivam em bairros social e economicamente desfavorecidos através do poder transformador da música urbana e contemporânea), “Impulso” (quer simplificar a criação de micro-negócios para permitir a qualquer pessoa criar as suas oportunidades), “Robot PEPE” (ferramenta terapêutica inovadora que alia a realidade aumentada a exergames, permitindo em simultânea a atividade física e a estimulação cognitiva) e “Na minha praceta” (regeneração urbana, em três bairros municipais da freguesia de Marvila).
No que respeita aos Títulos de Impacto Social, serão pagos através de um mecanismo de contratualização e pagamento por resultados, os projetos “Ubbu – code literacy em Lisboa” e “Gamezone Lisboa”.
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