Pedro Sánchez quer que Espanha seja “nação empreendedora” até 2030

Primeiro-ministro espanhol esteve no Web Summit a detalhar a estratégia para o empreendedorismo do país, muito relacionada com a criação de emprego e a retenção de talento.

Pedro Sánchez quer que Espanha seja, até 2030, uma “nação empreendedora”. O primeiro-ministro espanhol esteve, na tarde desta quinta-feira, no Web Summit from Lisbon, e detalhou os pilares fundamentais da estratégia empreendedora para o país.

“O empreendedorismo é o driver chave da inovação”, assinalou o responsável espanhol. “Decorrente da pandemia, cada país está a lutar contra a crise económica. E o empreendedorismo tem um tremendo potencial para a criação de empregos, e de empregos de qualidade”, sublinhou Pedro Sánchez, assinalado que 60% dos postos de trabalho criado por tecnológicas no país são empregos permanentes.

Para o primeiro-ministro espanhol, a transformação de Espanha em nação empreendedora até 2030 passa por um princípio básico: “não deixar ninguém para trás”. Assim, impõe-se um posicionamento diferente e quatro objetivos fundamentais: aumentar o investimento em startups, fazer de Espanha um país ideal para formar, atrair e reter talento nacional e internacional para profissionais de topo, promover a escalabilidade de empresas e de produtos e, finalmente, investir no setor público empreendedor.

Espanha foi um dos países que competiram contra Portugal na disputa da localização do Web Summit, em 2018, dois anos depois de o evento ter deixado Dublin para se mudar para Lisboa. No entanto, no final da “competição”, Lisboa acabou por vencer apesar de, afirmou na altura Paddy Cosgrave, Espanha ter oferecido mais dinheiro para poder organizar a conferência. A resiliência e o envolvimento das autoridades portuguesas e da população foram chave para a decisão da equipa. O acordo assinado entre a organização e o Governo português prevê um contrato de permanência do Web Summit em Lisboa até 2028 e um investimento anual de 11 milhões de euros, que foi mantido este ano apesar de a edição ser realizada 100% online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Sánchez quer que Espanha seja “nação empreendedora” até 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião