BCE antecipa “risco significativo” para a economia da Zona Euro

A presidente do Banco Central Europeu prometeu um reforço do apoio financeiro aos Estados-membros, aconselhando os Governos a adotar medidas nesse sentido.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) antecipa um “risco significativo” para a economia da Zona Euro devido ao aumento do número de casos de infeção e ao aparecimento de mais variantes do coronavírus. Em declarações no Parlamento Europeu, citada pela Bloomberg (conteúdo em inglês), Christine Lagarde prometeu aos Estados-membros mais apoio financeiro às economias, aconselhando os Governos de cada país a fazer o mesmo.

“Os cidadãos em toda a Europa ainda enfrentam as terríveis consequências sociais e económicas do vírus e as perspetivas sobre o futuro permanecem incertas“, começou por afirmar Christine Lagarde esta segunda-feira, citada no tweet do BCE.

“O novo aumento nos casos de Covid-19, as variantes do vírus e as medidas de contenção mais apertadas são um risco significativo para a atividade económica da Zona Euro”, disse Lagarde. “Continua a ser crucial que as políticas monetárias e orçamentais continuem a funcionar de mãos dadas. A política orçamental — tanto a nível nacional como a nível europeu — continua a ser crucial para apoiar a recuperação”, acrescentou.

A responsável notou que, “quando as medidas de contenção forem suspensas” e “a incerteza diminuir”, o BCE espera que “a recuperação seja apoiada por condições de financiamento favoráveis e políticas orçamentais expansionistas”. “Se quisermos abrir caminho para uma recuperação sustentável, precisamos de manter e fortalecer a abordagem europeia comum que se mostrou tão eficaz no ano passado“, acrescentou Christine Lagarde.

Assim, a presidente do BCE assegurou que o banco central “está empenhado em fazer a sua parte, dentro do seu mandato”. E explicou: “Condições de financiamento favoráveis ​são fundamentais para colocar a recuperação económica numa trajetória autossustentável, porque reduzem a incerteza, aumentam a confiança e encorajam gastos e investimentos”.

Apesar disso, Lagarde notou que o arrancar das campanhas de vacinação em todos os países da Zona Euro representam “uma luz ansiosamente esperada ao fundo do túnel”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE antecipa “risco significativo” para a economia da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião